[Moçambique] MCTES traça planos para dinamizar atividades de inovação e digitais

1748

Sob o lema “Conhecimento Científico e Inovação na Era Digital, Impulsionando o Desenvolvimento Sustentável”, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) de Moçambique está a delinear estratégias para dinamizar as

Sob o lema “Conhecimento Científico e Inovação na Era Digital, Impulsionando o Desenvolvimento Sustentável”, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) de Moçambique está a delinear estratégias para dinamizar as actividades do sector a nível nacional.

Numa reunião nacional ocorrida recentemente, a secretária permanente no MCTES, Nilsa Miquidade, disse que o evento tem lugar numa altura em que o Governo inaugura um novo paradigma de planificação e orçamentação, caracterizado pela operacionalização do Sistema de Planificação e Orçamento, que implica a interligação entre as ações numa mesma plataforma.

O nosso encontro ocorre igualmente num momento em que a carteira de recursos continua muito aquém das necessidades e desafios inscritos no Programa Quinquenal do Governo (2020 – 2024), o que exige de nós racionalização de recursos existentes e maximização de sinergias na cadeia de intervenções do MCTES”, disse.

Segundo Miquidade, o fortalecimento da articulação entre o órgão Central do MCTES e os Serviços Provinciais de Assuntos Sociais (SPAS), a monitoria dos resultados e a aferição dos impactos das ações desenvolvidas pelo ministério a todos os níveis constituem aspetos a ter em conta no quadro da operacionalização do novo modelo de planificação e orçamentação em vigor no país.

MAIS: [Moçambique] Parceria com a Huawei vai promover projetos de transformação digital

Acrescentou que a reunião realizou-se com o objetivo de harmonizar o plano de atividades e orçamento do sector de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior para este ano, refletir sobre os mecanismos de monitoria e avaliação, incluindo as responsabilidades dos intervenientes ao nível central e local, entre outros.

Nilza Miquidade encorajou, na ocasião, os participantes do encontro a contribuírem para o enriquecimento dos debates e reflexões por forma a criar-se planos de atividade e orçamento harmonizados, bem como uma estratégia de articulação que beneficie a monitoria e avaliação das ações, incluindo fortalecimento da relevância do sector.

Participaram no encontro diretores do SPAS e os respetivos chefes de departamento, planificadores e outros quadros do MCTES.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui