[Moçambique] Psicólogo aconselha o uso moderado dos smartphones

1084

O uso indiscriminado das tecnologias pode causar efeitos negativos, sobretudo para os jovens e crianças, segundo alerta o psicólogo, Mário Matsinhe.

A utilização excessiva do smartphone traz como consequência a redução das relações interpessoais, substituindo-os por “amigos virtuais”, explicou.

De acordo com o psicólogo, a falta de moderação também causa problemas de sono, devido à luz do celular, o que consequentemente pode criar stress, falta de concentração, irritabilidade, dores de cabeça, entre outros.

MAIS: [Moçambique] M-Pesa lança novos serviços para impulsionar o seu uso

Em termos ergonómicos, a utilização indiscriminada do celular pode ser responsável pela alteração da postura corporal trazendo dores de coluna, pescoço, ombros, devido à posição em que se fica ao usar o telefone, disse.

Matsinhe defende a necessidade de moderação aconselhando que a forma mais eficaz para equilibrar o uso é a determinação de limites no tempo em que a pessoa passa, por exemplo, nas redes sociais, evitar usar o aparelho na hora das refeições, reduzir a utilização durante à noite, entre outros.

Priorizar as conversas com as pessoas presenciais, gerir melhor aplicativos para uso em determinadas horas, desativar notificações de certos aplicativos pode ajudar aos usuários a não terem tendência de mexer”, explicou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui