[Moçambique] USAID ajuda Conselho Municipal de Nampula com materiais informáticos

927

c

O Conselho Municipal de Nampula recebeu recentemente um donativo, constituído por diversos materiais informáticos, da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), através do seu programa de fortalecimento à governação local “Logos”, para acelerar a gestão financeira e garantir rapidez no processamento de expediente.

O programa, lançado em 2021, é avaliado em cerca de 19 milhões de dólares, e visa reforçar a governação local, melhorar os serviços públicos e aumentar a eficácia, transparência e responsabilidade do Governo para com os cidadãos. É nesta perspetiva que a USAID usou parte do orçamento para financiar o equipamento informático em questão.

Faz parte do programa a assistência técnica, formação e apoio para o reforço da governação económica, bem como a melhoria da capacidade local de prestação de serviços primários de saúde, educação, água e saneamento.

Falando no ato de entrega do donativo, o diretor daquele programa, Silvestre Baessa Filipe, afirmou que o material informático está equipado para gestão autárquica, desenvolvido pelo Centro de Desenvolvimento de Sistemas de Informação de Finanças (CEDSIF), uma instituição do Ministério das Finanças.

MAIS: [Moçambique] INTIC quer maior controlo de crimes cibernéticos

O mesmo permite aos municípios realizar operações de pagamentos, gestão de receitas dentro de uma plataforma segura e sustentável. Silvestre Filipe disse esperar melhorias na gestão financeira, pois, segundo ele, este é um desafio de todos os municípios e, de modo particular, o de Nampula.

O presidente do Conselho Municipal, Paulo Vahanle, que recebeu o equipamento, considerou-o uma mais-valia, na medida em que permitirá maior controlo do sistema de pagamentos, das fontes de receitas, o seu destino e como estão a ser manuseadas.

Acrescentou que, anteriormente, os funcionários municipais trabalhavam com dificuldades, pois a tramitação de expedientes era demorada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui