Motor de busca da Google completa 21 anos

307

O Google está hoje,(27/09) a celebrar mais um aniversário e resolveu assinalar a data com um doodle na sua página inicial que celebra o seu 21º aniversário.

No dia 27 de Setembro de 1998 Sergey Brin e Larry Page apresentavam um ‘paper’ “sobre o lançamento de um protótipo de um ‘motor de busca de grande escala’,” pode ler-se na página dedicada ao Doodle.

O Doodle está activo em praticamente todos os territórios onde a Google está presente e dá uma oportunidade aos interessados de saber de onde vem o curioso nome do motor de busca e da empresa. Para além do motor de busca, a Google fornece hoje serviços como o Gmail, o Google maps, Google translator, o Google Drive, entre outros.

“Escolhemos o nome do nosso sistema, Google, porque é uma forma comum de soletrar googol, ou 10100 e encaixa bem no nosso objectivo de construir motores de busca de grande escala”, escreveram na altura os dois fundadores Sergey Brin e Larry Page.

Embora o nome “Google” seja uma brincadeira com a palavra “googol”, criada por Milton Sirotta, sobrinho do matemático americano Edward Kasner, a marca “Google” foi criada através de um”erro” e não uma “criação” direta de Larry Page como muitos sites afirmam.