Multicaixa lidera transacções no sistema de pagamento angolano

0
474

A rede nacional de multicaixa, que engloba  pagamentos nos ATMs, TPAs, Multicaixa Express e Internet Banking, registou 84,6 milhões processos de pagamentos o que corresponde a movimentação de mais de 3,6 biliões Kz, no primeiro trimestre deste ano, segundo os dados do sistema de Pagamento Angolano (SPA), divulgados pelo pelo Banco Nacional Angola (BNA).

Esses números estão muito acima das 4,2 milhões de operações através do sistema de Transferências a Crédito (STC) e das operações realizadas pelo sistema de Pagamentos em Tempo Real (SPTR), bem como dos Serviço de Compensação de Valores (SCV), com 67,5 e 11,05 milhões, mostrando mais uma vez a preferência dos angolanos em efectuar pagamentos via multicaixa.

De informar que os pagamentos na rede multicaixa, correspondem às operações financeiras em Caixas Automáticos (vulgo ATMs), Terminais de Pagamento Automáticos (TPA) , canal Homebanking (H2H) e Multicaixa Express (MCXE), realizadas com cartões Multicaixa, excluindo os levantamentos.

MAIS: Multicaixa Express movimentou mais 4,9 mil milhões de kwanzas em 2021

Segundo ainda as estatísticas, em território nacional os ATMs representam 35% dos valores movimentados na rede multicaixa, seguidos das operações feitas através do aplicativo multicaixa express com 32,6% e TPAs com 30,7%. Apenas 1,7% é realizado por internet Banking.

Embora que se regista maior movimentação na rede multicaixa, o maior volume de dinheiro processado no Sistema de pagamento nacional é feito através do SPTR (que assegura o processamento automático e a liquidação em tempo real, operação por operação, de transferências electrónicas de fundos entre bancos em moeda nacional) com 13,7 biliões Kz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here