Namibe ganha espaços gratuitos de acesso à Internet

746

Recentemente surgiu a informação de que,  o serviço “Angola Online” encontra-se paralisado na província de Luanda, não obstante a isso, o mesmo serviço encontra-se operacional nas restantes províncias.

Agora é a vez da província do Namibe, que ganhará em breve três espaços com sinal de Internet gratuita que serão inaugurados dia 24 deste mês, no âmbito do projecto “Angola Online”, que visa facilitar o acesso ao conhecimento por via da inclusão digital.Os sinais serão instalados em locais de maior aglomeração de estudantes, permitindo aos usuários a realização de trabalhos de pesquisa escolar, bem como estabelecerem correspondências com pessoas de outros pontos do país.Segundo Miguel Cazevo (INFOSI), a instalação dos três primeiros pontos na província do Namibe dá resposta à preocupação da massificação e inclusão digital dos cidadãos de modo a terem contacto com um maior volume de informação. Cada ponto de acesso terá a capacidade de suportar 60 dispositivos em simultâneo, por cada duas horas num dia, de modo a facilitar a entrada de outros utilizadores à rede. O mesmo salientou ainda que se pretende que cada vez mais jovens possam ter acesso à Internet. ” Vamos levar essa iniciativa às escolas e a outros locais públicos em diversas localidades do país”.O projecto é uma iniciativa do  Instituto Nacional de Fomento da Sociedade da Informação (INFOSI), instituto público tutelado pelo Ministério das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, que tem como objecto social a promoção e o desenvolvimento da sociedade da informação em Angola.

Em cada ponto de acesso são instaladas ligações de 12Mbps, para um alcance de 300 metros de distância, num projecto iniciado em 2013. O programa prevê cobrir todo o país em sete anos, devendo cada capital provincial e cada município ter no mínimo 15 pontos de acesso à Internet, através da rede Wi-Fi.