Navegue melhor!

974

navegador A web é sem dúvida maravilhosa, com ela nos viajamos através de textos e  imagens, interagimos com pessoas, fizemos grandes negócios e por vezes arruinamos a vida de alguém publicando um vídeo humilhante. Mas o que seria da web sem um navegador decente? Já que para quem navega na web não importa o sistema operativo ou se o sinal provêm de operadora tal, nem se quer é necessário ter um computador, o mais importante alem da conexão e do dispositivo é o navegador ou browser isto porque actualmente as pessoas possuem varias opções de se conectar a internet seja por meio de um pc, tablet, smartphone ou frigorifico as soluções são varias.

NAVEGADOR! O QUE É?

É apenas aquele “programazinho”  de computador que permite lhe navegar pela web. Ou seja, ele é um software que permite aos utilizadores visualizarem paginas web escritas em .html  e outras tipos de ficheiros suportados por ele. Actualmente os navegadores não estão presentes unicamente nos computadores, eles são encontrados em qualquer dispositivo que tem a função de aceder a web, exemplo disso  smart-tv, smartphone, telemovel, tablet, consolas…e uma listas que não acaba mais.

O MAIS IMPORTANTE É TER O NAVEGADOR, NÃO IMPORTA A VERSÃO

Você talvez diria assim: o mais importante é navegar, perder tempo a actualizar pra que? Se na mesma irei ver os sites. Se você pensa assim então deveria prestar alguma atenção nos seguintes pontos:

  • Segurança: Um dos motivos que leva as empresas proprietárias de navegadores a lançarem constantes actualizações é a segurança, porque com o decorrer do tempo vulnerabilidades vão surgindo e muitas vezes quem descobre estas falhas são alguns indivíduos mal intencionados, ou seja Hackers. E pra quem faz transacções online (compras, transferências bancarias) é imprescindível um navegador seguro, afinal de contas são os nossos dados bancários.
  • Obter o máximo do sites: Enquanto os anos passam as técnicas de construção de sites evoluem, isso para tentar oferecer sempre o melhor pra quem navega na web. Hoje por exemplo é possível executar jogos tri-dimensional no browser sem algum plugin instalado, basta ter um navegador recente, o jogo HexGL demonstra isso muito bem. Todos conhecem bem o Word da Microsoft e sabem que para utilizar ele é necessário instala-lo no computador, mas poucos sabem que é possível utilizar a ultima versão do word a partir de um browser, ou seja você não instala nada, basta ter uma conta Microsoft (@live, @hotmail) que poderás ter acesso a este recurso incrível.
  • Pense nos desenvolvedores web: Graças aos serviços sociais que encontramos na web podemos ter centenas de amigos sem mesmo lhes conhecer pessoalmente, mas os nossos verdadeiros amigos virtuais são os desenvolvedores web. Estes indivíduos são responsáveis pela existência de qualquer site, eles pretendem sempre oferecer o melhor para o utilizador, mas isso nem sempre é possível porque o melhor na web exige a versão mais recente do navegador.
O QUE ELES DIZEM

Alguns dos sites mais populares a nível mundial deixarão de dar suporte aos navegadores antigos, isto porque os seus serviços estão a evoluir tanto que os browsers antigo não estão a conseguir apresentar em condições alguns sites, exemplo disso é a timeline  do facebook que quando acessada por meio no Internet Explorer 7 apresenta alguns erros na interface gráfica. Estes sites tem deixado claramente aos usuários que não são a favor do uso de browsers antigos. Eles também tem notificado os utilizadores que acedem os seus serviços usando browsers ultrapassados.

EU QUERO O MELHOR

browsers.fw No mundo dos navegadores não existe o melhor, todos tem o mesmo objectivo que é apresentar uma pagina ao utilizador, mas existem alguns que possuem mais funcionalidades do que os outros como o suporte de pequenas extensões exemplo disso são o Google Chrome e o Mozilla Firefox. Não importa qual seja o seu navegador, desde que esteja na versão mais recente sempre irá cumprir com o seu objectivo e também vai facilitar muito o trabalhos dos desenvolvedores web que deste modo não terão que construir sites que são suportados pelos navegadores antigos. O segredo para navegar melhor é ter sempre um browser atualizado, estarás mais seguro, irás usufruir dos recursos mais recentes pensados para si.