No processo da digitalização dos serviços, poderemos ter o fim do dinheiro em espécie?

806

Criptomoedas, mobile money, mobile bank, cartões de débito/crédito, resumindo dinheiro eletrônico/digital.

Para quem não sabe, foram os chineses a inventar o papel-moeda, vulgo o dinheiro ou dinheiro em papel o famoso cash. Isso no século VII com a finalidade de evitar que as pessoas circulassem com bastante ouro (a moeda de comércio na altura), o mesmo ocupava muito espaço e era muito pesada. Então indexarão o ouro a um papel específico.

E de lá pra cá usamos o papel para pagar as nossas contas. Mas, verdade seja dita, já a sensivelmente 10 anos para quem tem um smartphone e uma conta bancária principalmente no Banco BAI e agora com uma parte considerável da sociedade a usar o Multicaixa Express, muitos de nós já não anda com com cash.

Sou um exemplo disso.

Modestamente a mais 3 anos que não tenho acesso físico (papel-moeda) de 10% do meu salário.

Atualmente: Tv, internet, táxi privado, lojas, dívidas, empréstimos, juros, comissões, são feitas a base de transações virtuais, são apenas números que vemos em telas. Da mesma forma que os chineses criaram o papel-moeda, eles estão a matar, nos dias de hoje, em Shenzhen na China nem precisas de enfrentar as filas dos bancos para teres uma conta bancária, smartphone+internet+app são a solução.

Como fazem os pagamentos?

QR Code estão por tudo o que é canto por lá. Para quem sabe sobre economia e finanças, sabe que imprimir cada vez mais dinheiro não é a solução para resolver a falta de dinheiro, isso desvaloriza mais a moeda, os custos são elevadíssimos.

Pelos vistos países em crise e em vias de desenvolvimento deveriam fortemente apostar no dinheiro eletrônico e meios de pagamentos mais fáceis como mobile money.

É bem verdade que temos muitos países em África com mais de 50% da população analfabeta, mas que mesmo essa população analfabeta sabe usar qualquer tipo de telefone e fazer contas relacionada a dinheiro. E com a os mobile money já não é necessário termos uma conta bancária e um smartphone para gerir uma carteira de pagamentos. USSD, os famosos *000# nos dão acesso a um sistema onde podemos ter o nosso dinheiro e fazer transferências que podem ser consideradas pagamento por algum serviço e até mesmo os pagamentos de produtos e serviços disponíveis na plataforma. Já fazemos isso com transferências express para pagar os táxis privados, por exemplo.

Usar dinheiro digital/eletrónico ajuda a preservar o ambiente (menos papel, mais árvore mais oxigênio), poupa-se dinheiro para fazer mais dinheiro e evita-se o nosso famoso problema de “essa hora não tenho troco”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui