Nokia e Ooredoo da Argélia alcançaram uma velocidade de 1Tbps no primeiro teste

461

A Nokia e a empresa argelina Ooredoo, conseguiram alcançar com êxito uma velocidade de transmissão de 1,2 terabits por segundo em fibra óptica no primeiro teste realizado em África.

Os testes  com cabos de fibra óptica foram realizados entre as cidades de Argel e Ain Defla em uma distância superior a 200 quilômetros, a empresa argelina investe em tecnologia inovadora que no futuro vai permitir a empresa oferecer soluções de alta capacidade para os seus clientes.

A Nokia desempenha um papel importante em África, com as suas tecnologia avançada permite aos provedores de serviços maximizar o desempenho e a flexibilidade da fibra óptica. E com a empresa argelina Ooredoo será um dos primeiros acordos comerciais. As fibras ópticas são mais seguras e reduzem significantemente os custos com manutenção e também são imunes à radiação electromagnética.

O CEO da Ooredoo Argélia, Hendrick Kasteel, disse que a empresa continua a ser um dos principais implementadores da indústria móvel, onde representa a vanguarda da inovação, que conduz uma parceria vencedora com a Nokia para conseguir uma transmissão inovadora na Argélia e na África. É fundamental para a Ooredoo aumentar a capacidade, o alcance e a flexibilidade das transmissões ópticas para oferecer soluções de alta capacidade e uma experiência superior ao cliente.

“A Nokia é nosso parceiro de longo prazo e estamos confiantes de que sua comprovada tecnologia de rede óptica nos ajudará a manter nossa posição de liderança ao oferecer as mais recentes e melhores soluções tecnológicas para nossos clientes “- Hendrick Kasteel.

Pierre Chaume, director da unidade de mercado do norte da África da Nokia, disse: “Estamos satisfeitos em levar a nossa relação com a Ooredoo Argélia para a próxima fase. Esta parceria é um passo importante e crítico para ajudar a empresa argelina a aumentar a capacidade e aumentar a flexibilidade da sua rede.

A Ooredoo Argélia está a actualizar o seu know-how digital para  melhorar as necessidades do sector das telecomunicações.  A implementação da fibra óptica vai suportar os planos de tecnologia 4G da empresa.

Vale lembrar que a transmissão de informações pela fibra óptica ocorre através de um aparelho especial denominado de infoduto, que possui um fotoemissor que faz a conversão da luz em sinais eléctricos. As fibras ópticas são utilizadas principalmente nas telecomunicações, pois apresentam várias vantagens em relação ao uso dos antigos cabos.