Nokia realiza com sucesso teste de transmissão de 1 terabit por segundo

825

A Nokia e a Etisalat, um dos principais grupos de telecomunicações do mundo em mercados emergentes, estabeleceram um recorde de capacidade durante o primeiro teste de transmissão de dados de terabit por segundo em uma rede de fibra implantada.

O teste transmitiu com sucesso um recorde de 50,8 terabits por segundo usando vários comprimentos de onda, cada um com uma taxa de informação líquida de 1,3 terabits por segundo, em uma rota de fibra de 93 km da rede de multiplexagem por divisão de comprimento de onda (WDM) da Etisalat.

Alavancando uma única portadora óptica que opera a 100 Gigabaund, os comprimentos de onda de terabit empregaram a formatação de constelação probabilística pioneira do laboratório da Nokia para moldar o sinal de maneira inteligente e alcançar a capacidade máxima para a rota de fibra específica.

O teste de campo da Nokia demonstra que a rede existente da Etisalat pode suportar taxas mais altas necessárias para oferecer suporte a serviços de alta largura de banda, como banda larga móvel extrema 5G, fibra para casa e Data Center Interconnect (DCI).

As taxas de bits mais altas por comprimento de onda proporcionam economia de energia e espaço, maior simplicidade da rede, maior eficiência e capacidade espectral e, por fim, redução de custo por bit em comparação com redes ópticas compostas por canais de taxa mais baixa.

A Nokia tem uma longa história de avanço nas fronteiras da transmissão óptica. Foi o primeiro a demonstrar a transmissão 100G de operadora única em uma rede de produção implantada em 2007 e o primeiro a comercializar comprimentos de onda 100G e 200G de operadora única em 2010 e 2013, respectivamente.

VIABiztech
COMPARTILHAR
Artigo anteriorConheça a startup vencedora do concurso Unitel Apps 2019
Próximo artigoConcierge Angola lança aplicativo
Daniel Afonso Geto Estudante de Engenharia de redes e telecomunicações escreve sobre tecnologia precisamente por ser a sua área de formação, ser algo que ama fazer e para si é um previlegio fazer parte do maior site angolano de notícias ligadas à TIC.Partindo do princípio, parar é morrer, é também detentor das certificações: Administração de Redes, CCNA Routing, CCNA Switching e CCNA Security.