O que é a igualdade de acesso à educação na era digital?

0
2662

O relatório State of Broadband 2020 estima que há o dobro de pessoas hoje que usam a Internet em comparação com ano de 2010. Este aumento da alfabetização digital, juntamente com o período iminente de digitalização rápida da economia, significa que garantir um acesso justo e igual para a educação e os mercados de trabalho no futuro dependerão da extensão da inclusão digital nas nossas sociedades.A crise da COVID-19 e o impacto que teve na aprendizagem em todo o mundo destacaram muitas das disparidades digitais existentes no mundo actual. Numa época em que muitos dos alunos do mundo mudaram do físico para o digital, também enfrentamos a dura verdade de que hoje ainda existem cerca de 3,6 bilhões de pessoas no mundo que não estão conectadas.

O que é inclusão digital e por que é tão importante hoje?

  • Hoje, a tecnologia desempenha um papel muito maior na qualidade e no escopo de como aprendemos, como as novas plataformas de aprendizagem digital, que estão estimadas em  US$ 350 bilhões até 2025 ; o que aprendemos, com ênfase crescente em programação, robótica, Inteligência Artificial(IA) e automação; e como podemos usá-lo no mercado de trabalho, com as qualificações digitais se tornando cada vez mais um pré-requisito da força de trabalho de amanhã.
  • As mudanças que estão a acontecer hoje mostram a disparidade entre o mundo desenvolvido e o subdesenvolvido. Se você não está conectado, isso mostra o salto que deve dar entre o aspecto da conectividade, o acesso à educação e os benefícios que daí derivam.
  • Fechar essa divisão digital, com aqueles que não estão conectados ou não são considerados alfabetizados digitalmente, é fundamental para garantir uma distribuição justa de oportunidades digitais entre países, locais, sexo, status socioeconómico e idade.

Dar às pessoas o acesso ao tipo certo de conteúdo é um aspecto, outro aspecto igualmente crítico é o elemento humano. Além da camada digital, os alunos sempre precisarão do engajamento, inspiração e activação de professores e treinadores que conhecem o assunto.

Mesmo na era digital, a tecnologia nunca será capaz de substituir essa interação, mas pode servir como um meio cada vez mais inovador para aquelas interações entre o aluno e o instrutor.

Inclusão digital por meio de parcerias público-privadas

  • Hoje, há uma necessidade significativa de cursos de habilidades digitais. As principais áreas de tecnologia, como IA, robótica e desenvolvimento de aplicativos, estão a avançar num ritmo tão rápido, o que pode tornar difícil garantir uma transferência efectiva de competência para forças de trabalho emergentes.
  • Esse é o ritmo da mudança para tópicos como esses que as instituições acadêmicas públicas invariavelmente lutam para levar o aprendizado além de um nível teórico básico. As parcerias público-privadas serão, portanto, a chave para resolver isso, desenvolver currículos avançados e fornecer a qualidade e escala de acesso necessária.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here