O que esperar da 2ª fase do Multicaixa Express ?

2987

Há algumas semanas está activa a carteira virtual da EMIS denominada “Multicaixa Express”.

No dia 24 de Abril a EMIS fez o lançamento oficial, Segundo José Matos (PCE da EMIS), o novo canal interbancário de pagamentos disponibilizado pela EMIS pretende tornar-se no mais importante veículo impulsionador da bancarização e da massificação dos pagamentos electrónicos.

Como mostramos neste artigo, actualmente o Multicaixa Express permite fazer o pagamento de vários serviços como carregar o telemóvel, pagar facturas, pagar subscrição de televisão e internet, comprar bilhetes de avião, recargas de energia, consultar saldos e movimentos, fazer transferências e pedidos de levantamento sem cartão. A grande vantagem da aplicação é a possibilidade de agregar vários cartões (até 25 cartões de diferentes bancos), reduzindo a necessidade de termos várias aplicações de diferentes instituições bancárias.

E quando à possibilidade de pagamentos online?

Segundo as declarações do gestor da EMIS, dentro de alguns meses, o pagamento com cartão de débito multicaixa de compras feitas na Internet será uma realidade. O mês avançado para o lançamento desta funcionalidade é Agosto.

É seguro uma vez que utiliza protocolos e algoritmos de segurança, garantindo a confidencialidade, integridade e autenticação dos dados transmitidos, processados e armazenados, seguindo as normas de segurança exigidas”.


Até ao momento não está claro como a EMIS usará esta carteira virtual para compras online. Algumas opções possíveis:

  1. Usar o número de telefone associado ao Multicaixa Express
  2. Usar o número do cartão multicaixa
  3. Criar uma nova referência associada ao serviço Multicaixa Express

No entanto, são apenas suposições, veremos que modelo a EMIS escolherá para tornar mais fácil o pagamento online.