O que esperar da MWC 2018 ?

1143
No dia 26 de Fevereiro começa a um dos maiores eventos de tecnologia a nível mundial. Falamos do Mobile World Congress que acontecerá em Barcelona de 26 de Fevereiro à 2 de Março. A equipe do MenosFios.com estará na MWC 2018 representada por 2 por dois membros que viajarão  para Barcelona com o apoio da TVCABO.
Este evento congrega as maiores empresas do sector de telefonia, órgãos reguladores, jornalistas, entusiastas… para mostrar como será o futuro da tecnologia. Então, o que está reservado para esta edição de 2018?
 MWC2018

4ª Revolução Industrial

O crescimento no segmento IoT (Internet das Coisas) mostrou que os sectores estão interessados em tecnologias conectadas para garantir que estejam prontos para uma sociedade automatizada. A Quarta Revolução Industrial, como foi intitulada, é uma das revoluções mais complexas, inclusivas e automatizadas que a nossa sociedade viu. Desde os meios de transporte conectados à rede, até a forma como nos comunicamos, a automação servirá para criar serviços mais inteligentes. Várias empresas estarão na MWC 2018 a mostrar os seus avanços em IoT.

Provedores de serviço do futuro

Os operadores terão de abordar a questão estratégica fundamental de onde e como eles querem competir no futuro. Como será, quais são as opções estratégicas, como eles ganharão dinheiro e como os MNOs se transformarão para garantir um futuro brilhante? Qual será o impacto de 5G, aprendizado de máquina e digitalização em suas estruturas de custos, engajamento de clientes e opções estratégicas?

O Consumidor Digital

A actual batalha das empresas é envolver o consumidor e as apostas são altas. A forma como os consumidores interagem e transacionam com as empresas através dos canais digitais está a evoluir rapidamente, impulsionada por conectividade constante e rica, e dados criando novos serviços e interfaces. Na feira, as empresas vão debater profundamente sobre o que está a acontecer, como podem estar mais próximas dos consumidores finais.

Tecnologia na Sociedade

As tecnologias conectadas têm o potencial de oferecer enormes benefícios para a sociedade; melhor governo, segurança, transportes, saúde, educação, artes, resposta de emergência e protecção ao meio ambiente. Mas uma ferramenta sem orientação, ética é inútil e/ou mesmo perigosa. O que será necessário para fazer um futuro melhor e como podemos evitar que a tecnologia seja usada para actividades maléficas?

Conteúdo e mídia

À medida que os serviços on-line se tornam o principal meio de consumo de mídia, as relações entre criadores de conteúdo, distribuidores e consumidores continuam a evoluir para algo mais rico, mais directo, imersivo e pessoal, mais complexo e mais difícil de gerenciar, mas as recompensas são significativas para aqueles que conseguem. Em Angola temos visto os fornecedores de conteúdo televisivo, preocupados com novos métodos de fazer chegar aos consumidores, tendo a noção que a TV tradicional tem os dias contados.

Realidade Virtual, direitos de conteúdo, produção, aquisições, parcerias, modelos de negócios, redes de entrega serão tópicos que as empresas na MWC 2018 focarão bastante.

Inteligência Artificial aplicada

O aprendizado de máquina, a computação cognitiva e a Inteligência Artificial estão a ser bastante divulgados e com boa razão: muitas das soluções já permitidas hoje parecem ser tiradas diretamente da ficção científica e o potencial de inovação parece quase ilimitado.

Inovação

Por último e não menos importante: Inovação. Todos os tópicos citados acima pretendem trazer soluções inovadoras. O tema da inovação contará com qualquer coisa que cai fora dos temas acima, as soluções mais inovadoras, são afinal, muitas vezes o mais inesperado e, portanto, difícil de classificar.

A equipe do MenosFios passará pelos 8 pavilhões da MWC para mostrar as os melhores projectos e iniciativas a serem expostas na feira.

Que tópico está mais ansioso para ver nesta feira?