Onde vão parar os projectos Angolanos premiados na IENA?

1368

Impressora 3D

De certeza que temos visto artigos a dizer que Angolanos foram premiados em algumas feiras que são realizadas fora de Angola, e de certeza também que muitos de nós ficamos também na incógnita por não saber onde são aplicados esses projectos.

Para esclarecer essa duvida, Padoca Calado(Chefe de Departamento de Ciências da Computação da UAN), revelou que os trabalhos premiados na Feira Internacional de Ideias, Inovações e Novos Produtos que geralmente é realizado na Alemanha, na maioria das vezes são usados aqui mesmo em Angola.

De acordo ainda com o responsável, muitos destes projectos estão em uso dentro da própria universidade e em algumas empresas que as solicitam, como é o caso do “sistema integrado de exames de acesso à Universidade Agostinho Neto” e o “Programa de Gestão Académica“.

Para quem não sabe, IENA é a Feira que apresenta uma ampla gama de invenções, inovações e soluções para os diferentes problemas do mundo. O principal foco das invenções é para as áreas de: engenharia mecânica, indústria da construção, hobbies, desportos, engenharia e acessórios para auto motores, engenharia médica, medicina e cosmética, protecção do meio ambiente, equipamento de escritório, tecnologia de informação, electrónica, computação, tecnologia, química, publicidade, design gráfico e agricultura.

Já viu algum desses projectos angolanos aplicados no dia à dia?
  • Jose Martins

    Acho que deveria haver maior divulgação destes projectos de forma a angariar financiamentos/parceiros ou mesmo também servir de estímulo a outros angolanos que pretendam enveredar pela pesquisa/empreendedorismo