Pare de ler livros “apenas”

986

Livros
De vez em quando estou Eu nos fóruns ou grupos do facebook de que faço parte e onde normalmente as pessoas trocam ideias ou fazem perguntas à espera de respostas e opiniões e acabo terminando sempre na mesma conclusão.

Porquê que Eu ouviria opiniões ou conselhos de pessoas que não têm experiências no que me estão aconselhando? Porquê que Eu validaria ou consultaria alguém para me aconselhar em algo ou servir de mentor sem casos de estudo ou indicativos de experiência? Sim. Todos temos uma opinião e no caso os mesmos conselhos até podem resultar.”

Frases mais típica que ouvi essa semana nos fóruns ou grupos:

Leia o livro tal do fulano tal…

Livros realmente são importantes, mas tudo depende do contexto. Mas no geral você precisa parar de ler livros apenas. Sim. Pare de ler livros “apenas” e coloque na prática. Se alguém dissesse: — Se o copo cair pode partir. Você realmente aceitaria que sim, afinal ele é frágil. Mas sabemos de que distância ele irá cair? De que tipo de copo estamos falando? Em que tipo de chão ele irá cair?

Pare de ler livros apenas e coloque mãos na massa.

Você só irá aprender com seus testes, erros e acertos. Isso te tornará muito mais experiente. Tenha em mente os conselhos dos amigos ou colegas de faculdade mas tenha muito mais em mente as seguintes perguntas:

  • Ele já passou por isso?
  • Qual o seu indicativo de experiência?
  • Possui apenas livros como base?

… formule mais perguntas você mesmo.

Uma coisa é ouvir o parecer de alguém com algum indicativo de experiência e outra coisa é ouvir o amigo. Sim! Pode se dar o caso dele estar certo, mas é um indicador muito baixo. Você ouviria o conselho de alguém que tem mais anos de experiência trabalhando no que você quer trabalhar ou de alguém que tem apenas livros como base e hipóteses? A vida é cheia de curvas e o caminho direito que é enxergado em vários livros ou até mesmo os mais tortos não significam que você passará pelo mesmo ou tem que viver evitando eles.

Resumindo, ouça todo mundo mas não faça o que todo mundo diz.

Principalmente pessoas que se baseiam em livros apenas. Leia livros, aproveite e retire o máximo que possa, ouça seus amigos mas faça o que você acreditar e teste. Pratique sempre. Fuja aqueles que sempre dizem “Aqui isso não iria resultar!”, e procure aqueles que passaram por tal experiência e ouça quando eles dizerem que não vai resultar. Acima de tudo cada caso é um caso. Não deixe de fazer o que você acredita porque as pessoas dizem, mas ouça pessoas com indicativos de experiência no que dizem.

Corra! ☺

___________________________________________________________________________
Este texto foi publicado por Amarildo Lucas no Medium e republicado no MenosFios com a autorização do autor.