Perceba a tecnologia por detrás da tripla filtração de uma cerveja

1197

Refriango Tigra

Durante estes últimas semanas foi impossível não ter visto ou ouvido falar da nova cerveja da Refriango, a Tigra. A empresa tem apostando bastante no marketing da nova cerveja angolana e uma das frases chave da sua campanha tem sido a sua “Tripla Filtração”. Este tem sido o grande diferencial relativamente às cervejas que já existem no nosso mercado. Mas o que é a Tripla Filtração?

Para explicarmos em que consiste a Tripla Filtração teremos primeiro que explicar resumidamente como é o processo de fabrico de uma cerveja e toda a tecnologia a sua volta, para tal, tivemos a colaboração da própria Refriango que explicou-nos um bocado sobre o mesmo.

Doemens

O processo de fabrico da cerveja

O processo de fabricação de uma cerveja, neste caso a Tigra, inicia-se na preparação do mosto que é o resultado do processo de aquecimento da água com o malte de cevada e o gritz. Esta mistura permanece a altas temperaturas onde os cereais gradualmente se transformam numa solução mais doce.Segue-se a filtração do mosto para que a mistura fique mais clara e límpida. Depois de filtrado, o mosto é levado à ebulição, que través da evaporação da água este processo vai concentrar o mosto, esterilizar e eliminar alguns aromas provenientes do processo de fabricação do malte. A fase seguinte designada decantação separa as proteínas que aparecem durante a ebulição e a parte vegetativa do lúpulo que não se dissolveram no mosto, tornando o nosso mosto mais límpido.

Na adega activa-se o processo de fermentação da cerveja. O mosto é arrefecido assim que termina o seu fabrico. A temperatura inicial para a fermentação é aproximadamente de 10ºC. É neste momento que é adicionada a levedura para se iniciar a fermentação que tem duas fases, a fermentação principal, que é quando os açúcares do mosto são transformadas em álcool e dióxido de carbono, bem como noutros produtos aromáticos resultantes do metabolismo da levedura e a maturação que é a estabilização do aroma e gosto da cerveja.

Refriango Tigra

E a Tripla Filtração?

É depois da maturação, uma das fases da fermentação, que a cerveja passa por um processo de Tripla Filtração que serve para retirar a levedura usada. Procede-se então ao ajustamento da carbonatação com o CO2 proveniente da própria fermentação. A cerveja é armazenada em tanques próprios para o efeito onde fica a aguardar o enchimento.

A tripla filtração é uma inovação no processo e implica que a cerveja passe por diversos filtros,

  • o primeiro filtro retira todos os microorganismos que podem contribuir para formação de maus aromas e sabores,
  • o segundo filtro serve para remover micro partículas resultantes da fermentação dando origem a uma cerveja mais límpida mais brilhante e com a espuma estabilizada e o
  • terceiro filtro garante que nenhuma partícula microscópica tenha passado para a cerveja.

A terceira filtração é uma segurança adicional para o consumidor final, reforçando a suavidade e facilidade com que a cerveja é bebida.

E você, já sabia o que era a Tripla Filtração de uma cerveja?