Plataforma angolana reúne rádios e podcast’s da comunidade CPLP

2828

Desde o dia 06 de Dezembro último, está disponível o Rádio Play Digital, a partir do endereço www.radioplaydigital, que é uma plataforma de rádios online e podcasts do universo da língua portuguesa, criado por um grupo de jovens angolanos inovadores.

De acordo com o comunicado oficial, e que chegou a redacção da MenosFios, essa plataforma vem no intuito de promover e incentivar estes programas e para permitir que ouvintes em todo o mundo possam ouvi-los quantas vezes quiserem, bem como agregar e promover as rádios online e seus podcasts em todo o mundo.

Segundo o jornalista Álvaro Fernandes, um dos co-fundadores do projecto, a plataforma surge da necessidade de se colmatar o défice de podcasts nas rádios em língua portuguesa, concretamente em Angola, Cabo-verde, Moçambique, Guine Bissau e São Tomé e Príncipe, pretendendo, igualmente, incentivar a produção de podcasts neste universo da língua portuguesa.

Percebemos, por exemplo, que se entrar no ‘site’ da Rádio Nacional de Angola ou no ‘site’ da Rádio Nacional de Cabo Verde não se consegue voltar a ouvir os programas deles”, disse o jornalista.

A Rádio Play Digital funciona como um agregador, que junta as rádios presentes na comunidade CPLP, desde que existem em FM e ‘online’, bem como também ‘podcasts’ que não tenham nenhuma rádio associada, divulgando-os e permitindo que sejam ouvidos de qualquer ponto do mundo e quantas vezes for necessário.

MAIS: Em parceria com o MIT, GGPEN cria plataforma exploradora de dados de satélite para o monitoramento da seca no país

Hoje existem várias plataformas, mas são estrangeiras e têm custos. Nós não temos custos, (os utilizadores) podem ouvir quantas vezes quiser sem pagar nada”, disse Álvaro Fernandes.

O cofundador, que é angolano e estudou Comunicação Organizacional em Portugal, disse que o projecto, além de promover as rádios, foi também pensado para os estudantes de comunicação, que ali têm um vasto acervo de informação.

Imagine que alguém esteja a fazer uma tese sobre os tipos de entrevista jornalística. Com esta plataforma pode ouvir por exemplo autores que passam entrevistas de rádio e fazer uma análise dessas entrevistas”, explicou.

Álvaro Fernandes ainda diz que na Rádio Play Digital os autores de podcasts, podem, inclusive, inserir programas antigos que sejam de grande importância. Por outro lado, pessoas singulares, organizações empresariais, partidárias, não partidárias, têm assim a possibilidade de criar podcasts, usando esta ferramenta para comunicarem com os respectivos púbicos, de forma independente, ou seja, sem terem de estar acoplados a alguma rádio.

Com mais de 40 ‘podcasts’ e 11 rádios já disponíveis(Rádio Luanda, Rádio Nova 102.5 FM, Rádio MFM, Rádio Eclésia e muitas outras), a maioria angolanos, mas também estrangeiros, incluindo uma rádio em português emitida desde Londres, a Rádio Play Digital concentra-se sobretudo na informação, nomeadamente noticiários, entrevistas e debates.

Ainda estamos a negociar com rádios angolanas e também deixamos aqui um apelo às rádios dos outros países africanos lusófonos, Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau, que podem aderir sem qualquer custo. Também os estudantes de comunicação podem criar um perfil gratuitamente e divulgar os seus trabalhos através da plataforma”, disse Álvaro Fernandes.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui