Plataforma electrónica “Kizola” é a vencedora do “Hackathon de Ideias”

0
626

A plataforma electrónica “Kizola” foi a grande vencedora da primeira edição do Hackathon de Ideias, um evento on-line que consistiu na capacitação e promoção do empreendedorismo jovem nacional, bem como visou financiar e acompanhar projectos de intervenção com impacto social desenvolvidos por jovens.

O projecto “Kizola”, palavra de origem Kimbundu e que em português significa amar, foi criado por quatro jovens, em dois dias (24 a 25 de Junho) e tem como objectivo agregar pessoas individuais e colectivas, sem fins lucrativos. Os vencedores receberam ainda 650 mil kwanzas para serem investidos no desenvolvimento do projecto, bem como internet nos telemóveis.

O “Hackathon de Ideias” foi um eventoorganizado pela Policy Experimentation & Evaluation Platform (PEEP), em parceria com a Rede de Mediatecas de Angola, bem como da Embaixada dos Estados Unidos da América, do Instituto Nacional de Petróleos, da Miranda Alliance e da agência Young Network Angola, entre outros.

MAIS: Angola recebe “Hackathon de Ideias” para impulsionar empreendedorismo juvenil

Segundo Afonso Zinga, membro da PEEP, essa primeira edição do hackathon  visou capacitar os jovens angolanos e promover o auto emprego por via do empreendedorismo jovem.

Mais de 25 equipas participaram nessa edição do “Hackathon de Ideias”, no qual foram distribuidos os 300 jovens inscritos, em grupos de quatro a seis elementos, que trabalharam durante dois dias na criação de projectos ligados ao agronegócio, educação, empreendedorismo social, solidário e nas tecnologias de informação (ligadas às finanças).

Dos seis projectos seleccionados, apenas três foram premiados com certificados e valores monetários, juntado-se ao projecto “ Kizola”,  Mares do Futuro, do colectivo da província da Huíla (400 mil Kwanzas) e Estufa Agricola automatizadas, de Benguela (200).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui