CAPSTONE: Com que então até a NASA perde comunicação com um satélite?

0
435

Em 2017 Angola viu um sonho a lhe ser negado, a quando da perca de contacto que verificou-se depois do lançamento daquele que seria o primeiro satélite angolano denominado “AngoSat“. Na época a perca de comunicação com o satélite angolano foi visto como algo “Sem explicação”, mas com o andar do tempo consegue-se notar que “É algo que acontece”, e agora temos um exemplo da NASA.

Após escapar com sucesso da órbita da Terra e seguir seu caminho em direção à Lua, o pequeno satélite denominado CAPSTONE (Cislunar Autonomous Positioning System Technology Operations and Navigation Experiment), da NASA, perdeu a comunicação com os controladores da missão em solo.A NASA perdeu contato com o CAPSTONE, um pequeno satélite que deixou a órbita da Terra em 4 de julho . CAPSTONE é um cubesat que pesa apenas 55 libras, e está a ir para a Lua como parte do plano da NASA de trazer humanos de volta à superfície lunar pela primeira vez em mais de 50 anos.

MAIS: Project Kuiper: Amazon fecha novas parcerias para 83 lançamentos de satélites de internet

O pequeno satélite parou de se comunicar com os engenheiros no dia 4 de julho logo após a implantação de um ónibus de foguete Electron e sair da órbita da Terra. Um porta-voz da NASA disse ao Space.com que a equipe tem informações sólidas de trajetória para o CAPSTONE e os controladores estão a tentar restabelecer o contato com o cubesat.

O CAPSTONE passou seis dias aumentando a velocidade em órbita em um foguete Rocket Lab Electron e finalmente implantado em um caminho para a Lua. O plano é que o CAPSTONE entre em uma órbita quase retilínea em torno da Lua no dia 13 de novembro de 2022, servindo como um teste para a missão Artemis da NASA. Com Artemis, a NASA planeja instalar uma estação espacial chamada Lunar Gateway na órbita da Lua, que servirá como uma base flutuante permanente para visitantes lunares, completa com alojamentos e um laboratório.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui