16.2 C
Angola
Segunda-feira, Fevereiro 16, 2026
Início CyberCrime Portugal entre os países europeus com maior taxa de ataques de malware

Portugal entre os países europeus com maior taxa de ataques de malware

No primeiro trimestre de 2025, 8,7% dos utilizadores de PC em Portugal foram alvo de malware, o que coloca o país acima da média global e entre os mais afectados da Europa

1413

O mais recente estudo da Kaspersky, IT Threat Evolution in Q1 2025: Non-Mobile Statistics, revela que 8,70% dos utilizadores de PC em Portugal foram alvo de ataques de malware no primeiro trimestre de 2025, um valor superior à média global de 6,46%.

Para avaliar o risco de infeção online, os especialistas da empresa de cibersegurança calcularam a percentagem de utilizadores Kaspersky cujos computadores ativaram o antivírus web durante o período em análise. Estes dados refletem o nível de agressividade do ambiente digital em que os equipamentos operam, variando significativamente consoante a região.

Metade das empresas paga resgate após ataques de ransomware

O estudo exclui deteções de programas potencialmente perigosos ou indesejados, considerando apenas objectos maliciosos classificados como malware. No ranking global dos países e territórios com maior incidência de infeções online, a Macedónia do Norte lidera com 10,17% de utilizadores afetados, seguida da Albânia (9,96%) e da Argélia (9,92%).

Portugal surge na 12.ª posição a nível mundial, imediatamente atrás do Peru (8,78%) e à frente do Nepal (8,38%). Considerando apenas os países europeus, Portugal ocupa a 7.ª posição, precedido pela Turquia (9,10%) e seguido da Roménia (8,26%). A Hungria fecha a tabela europeia com 8,12%.

Em média, durante o primeiro trimestre de 2025, 6,46% dos computadores dos utilizadores em todo o mundo sofreram pelo menos um ataque de malware baseado na web. Estes números evidenciam a necessidade de uma postura proativa de cibersegurança, tanto por parte das empresas como dos utilizadores individuais, destaca-se a importância da actualização regular de software, do uso de soluções de segurança robustas e da adoção de práticas de navegação segura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui