Privacidade e Segurança na Internet [Parte 2]

0
1733

No post anterior fizemos uma introdução no que toca a Privacidade e Segurança que qualquer pessoa deve ter na Internet, hoje remos continuar com mais conselhos.

1 – Cuidado com o que você informa nas redes sociais

Não há problema nenhum em manter um blog pessoal ou páginas em redes sociais (Facebook,Twitter, Google+, etc), mas você deve fazê-lo com bom senso, evitando disponibilizar informações que revelem muito sobre a sua vida. Neste sentido:

  • A) Cuidado ao informar os lugares que você frequenta

Hoje em dia é fazer partilhar os lugares que você frequenta, por meio de fotos ou check-ins no Facebook por exemplo. Se você faz questão de usar estas ferramentas, procure informar apenas lugares públicos que são bastante frequentados, como shoppings ou parques. Evite informar lugares mais reservados que facilitam a sua identificação.

Quando possível, restrinja o acesso às informações de localização apenas aos seus amigos. Além disso, considere fazer check-in ou publicar fotos quando estiver a sair de algum local, em vez de fazê-lo na chegada. Para evitar que “malfeitores” saibam exactamente onde está e tenham tempo pra planear alguma acção negativa.

Por fim, ao viajar, não divulgue os detalhes de seu roteiro, de forma que qualquer pessoa possa saber exactamente onde você estará ou por quanto tempo ficará longe de sua residência. Isso pode ser um convite para a sua casa ser assaltada.

  • B) Evite a ostentação online

Não é uma boa ideia revelar os bens que você ou a sua família tem, assim como qualquer outra informação que deixe claro a sua situação financeira. Criminosos também acessam a internet e, portanto, você pode acabar sendo vítima de assaltos ou mesmo sequestros.

  • C) Tenha critério com as suas fotos ou vídeos

As fotos (ou vídeos) que você publica nas redes sociais também podem revelar muito sobre você. Por isso, evite:

» Disponibilizar fotos que mostrem a entrada de sua casa ou exibam qualquer característica que permite identificá-la, orientação especialmente útil em cidades pequenas;

» Da mesma forma, evite publicar fotos que permitam identificar com precisão o endereço de onde você estuda ou trabalha;

» Mostrar fotos de carros que pertençam a você ou à sua família (lembre-se da dica B). Se inevitável, evite mostrar a matrícula do veículo;

» Publicar fotos de parentes ou amigos sem autorização destes. Não é recomendável divulgar imagens de filhos pequenos, mas se optar por fazê-lo, ao menos evite registrar situações que facilitem a sua localização, como fotos com um uniforme que deixe claro em que escola a criança estuda;

» Divulgar fotos excessivamente sensuais ou que possam te causar constrangimento em situações quotidianas.

  • D) Utilize as configurações de privacidade da rede social

Dependendo da rede social, você consegue determinar quais informações seus contactos podem acessar por meio das configurações de privacidade. Por isso, dedique algum tempo para entender como estes recursos funcionam para limitar as informações mais importantes sobre você apenas a quem lhe é íntimo.


Espero que estejam a ser úteis os conselhos. Fiquem atentos à Parte 3 desta série de artigos…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here