Cada vez mais próximo: Project Loon, como a Google pretende levar internet pelo mundo

0
1111

02zmaisgoogle

Depois do Facebook, é a vez da Google partilhar da ideia de levar internet para diferentes partes do globo. Ao contrário da primeira, que fará o uso de drones, esta empresa pretende realizar tal acto com o auxílio de balões de plástico, selados hermeticamente e contendo no seu interior hélio.

A Google acredita que os balões serão excelentes substitutos das antenas de redes móveis e até mesmo dos cabos de fibra óptica, em qualquer parte do mundo. Os balões do projecto “Loon”, serão colocados à prova no próximo ano, na Indonésia, com selvas densas e terrenos bastante montanhosos.

Cada balão, que será lançado à estratosfera, se juntará a outro até formarem um anel que ligará a Terra numa rede. O mesmo estará incorporado com dois rádios transmissores, um computador de bordo, um localizador GPS, um sistema de controle de altitude e painéis solares. A velocidade de internet transmitida será semelhante à de uma rede 4G.

Cada balão terá uma vida média de 187 dias e espalhará a ligação à internet, numa área equivalente a um diâmetro de 40 quilómetros.

Será que Angola será um dos países contemplados pelo projecto?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here