Projeto do Euro Digital teve a sua primeira discussão pelo Banco de Portugal

0
589

Em 2021 o Conselho do Banco Central Europeu (BCE) decidiu lançar a fase de investigação de um projeto de euro digital, que numa primeira fase visa abordar questões fundamentais relacionadas com a concepção e a distribuição. Um euro digital tem de satisfazer as necessidades dos cidadãos europeus e contribuir simultaneamente para prevenir atividades ilícitas e evitar qualquer impacto indesejável na estabilidade financeira e na política monetária.

Enquanto membro do Eurosistema, o Banco de Portugal participa ativamente nos trabalhos em curso do projeto do euro digital. Este projeto encontra-se atualmente na fase de investigação, que teve início a 1 de outubro de 2021 e deverá prolongar-se por 24 meses. Nesta fase, serão estudados os desenhos funcional e técnico do euro digital e avaliados os impactos associados à sua eventual emissão. A ser emitido, o euro digital será a Moeda Digital de Banco Central do Eurosistema.

MAIS: ONG’s pedem a União Europeia que sancione dona do aplicativo Pegasus

Com o objetivo de obter a visão de diferentes intervenientes da sociedade quanto, às principais opções relativas à concepção e distribuição de um potencial euro digital e, às oportunidades que a introdução do euro digital poderá trazer para os diferentes agentes e setores de atividade intervenientes no mercado de pagamentos nacional (consumidores, comerciantes, prestadores de serviços de pagamentos e fornecedores de infraestrutura de aceitação de pagamentos), o Banco de Portugal decidiu constituir um Grupo de Contacto com o Mercado sobre o Euro Digital.

Os membros do Grupo de Contacto com o Mercado sobre o Euro Digital foram selecionados pelo Banco de Portugal, com base na sua experiência profissional e ligação ao sistema financeiro e, em particular, à área de pagamentos.

Na 1ª reunião do Grupo de Contacto com o Mercado sobre o Euro Digital foram apresentadas as perspectivas dos membros sobre alguns dos tópicos em discussão no âmbito do projeto do euro digital, nomeadamente, os casos de uso considerados prioritários e as vantagens e desvantagens associadas a diferentes opções de desenho do euro digital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here