Quénia vai implementar 100.000 Kms de infraestrutura de fibra óptica em todo o país

0
639

O governo do Quénia anunciou planos de implementação de 100.000 Kms de infraestrutura de fibra óptica em todo o país. As recomendações estão contidas no Digital Masterplan 2022-2032, revelado na Connected Summit 2022 em andamento em Diani, Kwale County.

O cabo de fibra óptica será implantado em 40.000 escolas e outras instituições de ensino, 20.000 instituições governamentais, 13.000 unidades de saúde.

Falando na cúpula, o secretário do Gabinete de TIC, Joe Mucheru, disse que o impacto da pandemia de Covid-19 acelerou a utilização da tecnologia a nível mundial e a maioria das nações reconhece a importância estratégica das TIC como facilitadora do desenvolvimento económico.

“O governo do Quénia não ficou para trás no desenvolvimento de planos destinados a acelerar a transformação digital do país”.

A infraestrutura de fibra óptica de alta velocidade de acordo com o CS fornecerá internet a todas as escolas, instituições/escritórios governamentais, cidades metropolitanas, unidades de saúde, empresas rurais, residências e espaços públicos.

O governo já deu alguns passos e investiu nessa fratura, conforme proposto no Plano Director de TIC do Quénia 2014-2017. Isto inclui os 8.900Km de fibra óptica implantados na antiga sede provincial, nos concelhos e subconcelhos; 4.300 km de cabos de fibra óptica ao longo das principais estradas para cobrir as então oito sedes provinciais e 2.100 km de instalação de cabos de fibra óptica principalmente nas redes da área metropolitana em todas as 47 sedes do condado, juntamente com os 2.500 km de cabos de fibra óptica instalados principalmente para estender a rede para 290 sub-sede do condado.

O anúncio ocorre em um momento em que as demandas de internet no país continuam a crescer graças à transformação digital acelerada pela pandemia de Covid-19.

Vários cabos submarinos também chegaram recentemente ao país, sendo o mais recente um novo cabo de 1 5.000 km conectando Ásia, Europa e África que desembarcou em Mombasa, na semana passada. A Telkom Kenya e a PEACE Cable desembarcaram com sucesso o novo cabo submarino para fornecer a rota de conectividade mais direta da Ásia e da África Oriental para a Europa, além de reduzir os atrasos de comunicação existentes entre os continentes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui