Recebeu e-mail sobre uma ”Convocação” da INTERPOL? Mensagem é “fraudulenta”

11291

Está a circular um e-mail sobre uma suposta “Acção contra si” ou ” Convocação”, relativa à prática de algum crime, com o logótipo da Interpol (OIPC – Organização Internacional de Polícia Criminal) sendo falso.

O alerta é do Serviço de Investigação Criminal (SIC), informando que estas mensagens são uma tentativa de “Phishing” (que é uma técnica de fraude online para aceder de forma ilegítima, senhas de banco e outras informações pessoais), “scamming” (“golpe”, é um esquema ou ação enganosa para obter vantagens financeiras), ou seja, tentativa de Burla e Extorsão online.

Segundo o comunicado oficial daquela instituição de segurança nacional, a INTERPOL, enquanto Organização Internacional de Polícia Criminal, não notifica nenhum cidadão nacional ou estrangeiro residente em Angola de forma direta, pois, este ato de notificação em Angola, deve ser feito, através do Gabinete Nacional da Interpol de Angola (GNI), pertencente a Direção Geral do Serviço de Investigação Criminal, mediante a existência de um processo registado na PGR e no SIC, e se a notificação decorrer da existência de um alerta, a convocatória deverá ser assinada pelo Diretor do respetivo Gabinete.

MAIS: África regista imensos ataques de phishing no 2º trimestre de 2022

O SIC acrescenta ainda que a Organização das Nações Unidas (ONU) não é um Órgão com funções de Polícia e não notifica ninguém.

Contudo, toda a informação que está a circular nas redes sociais sobre a INTERPOL é falsa e tão somente uma tentativa de fraude por internet”, pode ler-se na nota.

Por fim, o SIC aproveita a ocasião para alertar “os destinatários deste email fraudulento a não seguir as instruções contidas na mensagem, muito menos clicar nos links ou endereços e anexos delas constantes, bem como a não responder o referido email e bloquear imediatamente o remetente”, concluí a nota.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui