Roubos de passwords aumentam 45% este ano, diz relatório

0
1540

Os investigadores da Kaspersky revelaram que houve um aumento da actividade de cribercriminosos que roubam passwords aos utilizadores através do Trojan-PSW, que é um tipo de malware desenvolvido para roubar informação de login e outros dados.

Segundo o que foi revelado na investigação, que analisou onde dados de 2020 e 2021 acerca do número de tentativas de infeção e objetivos dos ataques, notou-se uma aumento gradual no número de vítimas. Só para exemplificar, em setembro deste ano, houve aproximadamente mais 160.000 alvos do que em abril, o que representou aumento de 45%.

Para os especialistas que participaram no relatório, ao longo dos últimos meses, descobriram que foi possível assistir a um forte aumento no número de tentativas de infeção. No terceiro trimestre de 2021 registou-se um aumento de quase 30% deste indicador. Em comparação com o ano anterior, houve também um aumento no número total de deteções, passando dos 24,8 milhões para os 25,5 milhões.

Como demonstram as estatísticas, os logins, passwords, detalhes de pagamento e outros dados pessoais, continuam a ser um alvo apetecível para os cibercriminosos e a ser uma informação popular no mercado negro”, reportou Denis Parinov, especialista em segurança da Kaspersky.

MAIS: Conheça as palavras-passes mais usadas em 2021

Tendo como base esse aumento dos piratas informáticos, os especialistas recomendam que os utilizadores devem tomar medidas adicionais para protegerem as suas contas, incluindo métodos de autenticação multifactor.

O aumento da atividade de cibercriminosos que realizam furtos de passwords também sugere a necessidade dos utilizadores serem mais cuidadosos, de não seguirem ligações não verificadas e de utilizarem uma solução de segurança atualizada“, acrescenta o especialista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui