Ruanda e Alibaba assinam acordos para o crescimento da economia digital

520

O Presidente do Ruanda, Paul Kagame, e o Presidente Executivo do Grupo Alibaba , Jack Ma, testemunharam a assinatura de três memorandos de entendimento entre o Governo do Ruanda e a empresa Alibaba, que prevê estabelecer um centro eWTP (plataforma de comércio electrónico mundial) no Ruanda. 

Os acordos destinam-se a fortalecer a cooperação em apoio ao desenvolvimento económico do Ruanda e promover inovação política, com vista a possibilitar o comércio transfronteiriço de produtos do Ruanda para os consumidores chineses, facilitar o turismo e fornecer a capacitação para fortalecer o crescimento da economia digital do Ruanda.

“A Plataforma de Comércio Electrónico Mundial abre novas fronteiras no e-commerce e turismo para o Ruanda e também aumentará a capacidade e a competictividade dos nossos empresários”, disse o presidente Paul Kagame. “Os produtores poderão vender directamente para um conjunto muito maior de clientes do que antes, ao mesmo tempo em que evitam intermediários caros. Isso melhora a productividade e a lucratividade. Realmente não há desvantagens em fazer negócios em escala global.”

Como um pioneiro regional com uma visão para criar infraestrutura digital de classe mundial, o Ruanda se torna o primeiro país em África a estabelecer um hub eWTP. 

O eWTP é uma iniciativa global que promove o diálogo público-privado para promover um ambiente político e empresarial mais eficaz e eficiente que permita às pequenas e médias empresas (PME) participarem no comércio electrónico transfronteiriço.

“Estou muito contente por Ruanda ser o primeiro parceiro de eWTP em África, e estou ansioso pelo desenvolvimento de uma economia digital inovadora aqui”, disse Jack Ma, fundador e presidente executivo do Alibaba Group. “Empreendedores no Ruanda e em outros lugares de África estão prontos para aproveitar as oportunidades oferecidas pela economia digital. Cabe a todos nós ajudá-los a ter sucesso.”

A plataforma de serviços de viagens da Alibaba, Fliggy, e a RDB vão trabalhar juntas para promover o turismo no Ruanda através de uma Loja de turística onde se possa reservar voos, hotéis e experiências de viagem e um pavilhão de destino onde os consumidores chineses podem aprender sobre a visita ao país, incluindo belos parques naturais, através de conteúdo de vídeo.