Ruanda vai implementar Wi-Fi nos transportes público em 2019

851

Os transportes público em Kigali, a capital do Ruanda, serão equipados em breve com Wi-Fi para oferecer acesso à Internet aos passageiros, de acordo com o Ministério de Infra-estrutura do país.

O projecto está programado para ser concluído em 2019, de acordo com o ministro de Estado dos Transportes de Ruanda, Jean de Dieu Uwihanganye. “Os testes estão em andamento, incluindo 100% de pagamento electrônico integrado e sistema de informação em tempo real em toda a rede”, disse o ministro.

O projeto começará em janeiro de 2019 com a instalação do rede Wi-Fi 4G nos autocarros que operam na capital do país, Kigali. Isto será seguido pela instalação da rede 3G para os passageiros nas rotas interurbanas, mas também estará disponível para aqueles que usam serviços de transporte rural.

Ruanda também está a implementar os novos abrigos de trasnportes públicos inteligentes com acesso Wi-Fi e telas digitais. O projecto começou oficialmente em 2013, quando a cidade de Kigali assinou um contrato de cinco anos com os operadores de transporte público para executar o serviço na capital.

Nos últimos cinco anos, a Autoridade Reguladora dos Serviços Públicos de Ruanda (RURA) testou e habilitou o acesso Wi-Fi de transportes público em colaboração com empresas de transporte público selecionadas que operam em Kigali.

“Todas essas inovações visam tornar o transporte público o meio de transporte preferido no país, confiável, seguro e confortável”, disse Uwihanganye.