Rússia lança concorrente do ChatGPT

1678

O Banco russo Sberbank (SBER.MM) disse nesta segunda-feira que lançou uma tecnologia chamada GigaChat como rival do ChatGPT, inicialmente num modo de teste apenas para convidados, juntando-se à corrida de chatbots de inteligência artificial.

Segundo o Sberbank, o que diferencia o GigaChat de outros chatbots é sua capacidade de se comunicar de forma mais inteligente em russo do que outras redes neurais estrangeiras. O banco, dominante na Rússia, investe pesado em tecnologia há anos visando reduzir a dependência do país nas importações. O processo tornou-se importante após as sanções punitivas, que inclui a redução de exportação, aplicadas após as ações de Moscou na Ucrânia (guerra Russo-Ucraniana).

GigaChat é apenas mais um produto que se junta à corrida de chatbots de inteligência artificial que começou após o lançamento do ChatGPT, no fim do ano passado. Recentemente, por exemplo, o bilionário Elon Musk anunciou o lançamento de uma inteligência artificial num aparente desafio ao popular chatbot da OpenAI: o que ele chamou de TruthGPT.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui