Saiba qual é o sistema operacional mais usado do mundo

1487

Um sistema operacional (SO) é o coração de um dispositivo electrônico inteligente, fundamental para o seu funcionamento. Entre telemóveis e computadores, há muitas opções para o usuário escolher, mas algumas se destacam pela imensa base de pessoas que utilizam-no todos os dias.

Você tem alguma ideia de qual SO é o mais usado na actualidade? E quais os softwares que completam o pódio do top 3? Um pequeno spoiler: Microsoft, Apple e Google estão entre as empresas com soluções mais populares do mundo.

Uma pesquisa feita pela StatCounter, considerada uma das maiores empresa de coleta de dados tecnológicos do mundo, apresentou dados que são referentes a julho de 2022, portanto alguma coisa pode ter mudado dali para frente, mas as posições no ranking dificilmente vão se alterar em tão pouco tempo.

Lista dos sistemas operacionais mais usados no mundo

  • 6. Linux (1,02% do mercado)

Querido dos desenvolvedores, o Linux e as suas milhares de variantes mal ultrapassa a marca de 1% do mercado. Vale lembrar que esta contagem considera apenas as distribuições, sem incluir o Android e o Chrome OS, ambos baseados no sistema de código aberto, mas mantidos como produtos com desenvolvimento próprio.

Nesse rol entraram os sistemas operacionais famosos como Ubuntu, Mint, Fedora, OpenSuse e Debian, além de outros menos conhecidos do grande público. O Linux também serve de base para servidores e bancos de dados, daí a sua popularidade no meio tecnológico.

  • 5. Desconhecidos/outros (2,29%)

A categoria “desconhecidos” outros engloba todos os softwares não listados aqui. Seria impossível realizar uma pesquisa que contivesse todos os SO do mundo, afinal muitos nascem e morrerem todos os meses, seja por falta de investimento, de usuários ou por vontade do desenvolvedor.

São sistemas que não possuem a base construída sobre soluções em Linux nem de empresas pagas como Microsoft e Apple. Exemplos de sistemas que entram aqui incluem FreeBSD, Solaris, DOS e KolibriOS, além de sistemas criados para electrodomésticos, máquinas industriais e outros usos profissionais.

  • 4. macOS (5,37%)

Com a popularidade nos iPhones, a Apple se tornou ainda mais famosa no segmento de computadores de mesa e notebooks. Os Macbooks, como são chamados, vem de fábrica com o sistema operacional macOS, o quarto mais popular do planeta.

MAIS: Apple alerta para graves falhas de segurança em iPhones, iPads e Macs

A vantagem do macOS é a integração com outros produtos e serviços da Apple, o que facilita a troca de informações e arquivos entre diferentes dispositivos. Além disso, há óptima variedade de aplicativos e jogos compactíveis, um incentivo para quem deseja adoptar a Apple de vez.

  • 3. iOS (17,85%)

Mesmo com apenas um único fabricante, o sistema operacional da Apple é medalha de bronze quando o assunto é popularidade. O software proprietário da Maçã embarca os telemóveis da empresa desde o primeiro iPhone e hoje já ocupa mais de 17% do mercado.

O iOS está à frente do Android em alguns países e é extremamente popular nos Estados Unidos, país com a maior base instalada. Na Europa, a briga é um pouco mais acirrada, mas alguns países do Velho Continente também possuem grande afinidade com o software da Maçã.

  • 2. Windows (27,92%)

O Windows é, de longe, o rei dos sistemas operacionais para computadores, mas é só o segundo quando se considera também os telemóveis e tablets. A ascensão da Apple e do Google é algo que incomoda a Microsoft, principalmente porque a companhia não tem nada para competir no mercado mobile.

A lista considera todas as versões disponíveis do sistema criado por Bill Gates, como o Windows 11, Windows 10, Windows 8, Windows 7 e até as mais antigas, como o XP e o Vista, ainda presentes em algumas máquinas. Muito do sucesso do SO vem da sua tradição no mercado, embarcado na maioria dos computadores desde a década de 1980.

Embora seja um software lançado em ciclos temporais, com a necessidade de aquisição de licenças pelos usuários, o Windows permanece como o querido do mercado. O sistema foi e ainda é muito afectado pela pirataria, mas também preza pela leveza, duas das razões que reforçam a sua popularidade.

  • 1. Android (44,66%)

A primeira posição é ocupada pelo sistema operacional do Google para telemóveis e tablets. O Android, outro sistema construído sobre o kernel Linux, passou todos os rivais há alguns anos e desde então mantém-se inabalável no topo, mais de 18 pontos percentuais à frente do segundo colocado Windows.

O Android opera sobre a base de código aberto, o que permite aos usuários e desenvolvedores fazerem modificações para entregar uma interface personalizada com recursos exclusivos. Em geral, as fabricantes de telemóveis como Samsung, Motorola e Xiaomi fazem as suas próprias alternativas ao Android puro.

Uma das vantagens é a leveza do sistema, o que o faz rodar em praticamente qualquer aparelho. As versões mais modernas são criadas com recursos novos que exigem mais dos telemóveis, mas ainda assim necessitam de poucos requisitos técnicos para funcionar, razão pela qual a maioria das fabricantes usa o Android embarcado nos aparelhos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui