Samsung lança primeiro cartões de memória UFS do mundo

898

UFSRecentemente a Samsung foi a primeira empresa a lançar um cartão de memória microSD de 256 GB, superando assim a SanDisk que chegou a lançar uma de 200 GB. Portanto a empresa acabou de anunciar os primeiros cartões de memória do mundo do tipo “UFS removível” (Universal Flash Storage), oferecendo capacidade de armazenamento de velocidades de 32, 64, 128, ou 256 GB.
Portanto é importante salientar que os cartões UFS da Samsung têm uma velocidades de leitura sequencial de até 530 mb/s,  cinco vezes mais rápido do que os melhores cartões microSD. Isso significa que este tipo de cartão pode fazer a leitura de um filme com qualidade full HD de 5GB em cerca de 10 segundos. A Samsung fez ainda uma comparação com um cartão microSD UHS-1 que gere o mesmo feito em cerca de 50 segundos.

Quanto a velocidades de gravação também há uma evolução significativa, obtendo assim uma velocidade de até 170 mb/s. Isso é quase o dobro do desempenho dos microSD’s mais rápidos existentes no mercado (um exemplo vivo é  cartão SanDisk Extreme Pro, que tem uma velocidade de gravação de até 100 mb/s), sete ou oito vezes mais rápido do que os cartões recomendados para não-profissionais.

A Samsung diz que todo esse poder em um cartão de memoria é necessário para os dispositivos estarem preparados com a alta resolução que está sendo gerado por dispositivos de smartphones, câmaras, drones para câmaras de 360 graus. E pelo que tudo indica esses poderão ser os substitutos dos microSD.

Infelizmente o preço e disponibilidade ainda não foram anunciadas pela Samsung, mas quando acontecer, o Menos Fios irá informar aos seus leitores.