Sector dos smartphones pode registar crescimento em 2023

1778

Novas previsões indicam que o mercado de smartphones pode manter um desempenho aquém do esperado na primeira metade de 2023. Os sinais de crescimento serão apenas visíveis a partir do terceiro trimestre do próximo ano.

De acordo com novos dados da Counterpoint Research, o mercado de smartphones pode registar um crescimento de 2% em 2023. A consultora reviu as suas previsões para o próximo ano, que originalmente apontavam para uma subida de 6%, devido ao atual panorama socioeconómico que continua a pressionar o mercado.

Segundo as previsões, espera-se que o mercado dos smartphones mantenha um desempenho aquém do esperado ao longo da primeira metade de 2023, mostrando apenas sinais de crescimento a partir do terceiro trimestre.

MAIS: Mercado de smartphones regista queda de 9% no terceiro trimestre

Como explica Peter Richardson, vice-presidente da Counterpoint Research, a atual conjuntura, marcada por questões como inflação, subida das taxas de juro, guerra na Ucrânia, assim como pela estagnação da economia chinesa, contribuiu para a revisão em baixa das previsões para o próximo ano. O responsável detalha que as fabricantes do segmento premium, visto como mais resiliente, são aquelas que melhor conseguirão atravessar a crise.

Já Liz Lee, diretora adjunta da Counterpoint Research, indica que dado à subida dos preços dos equipamentos e, por consequência, a ciclos de substituição mais longos é pouco provável que, a curto prazo, o número de smartphones enviados para as lojas volte aos volumes registados antes da pandemia.

Os especialistas preveem que, a partir de 2024, o mercado de smartphones com suporte a 5G cresça, impulsionado pelas vendas de equipamentos de gama baixa e média. Espera-se também um crescimento no segmento dos smartphones premium, com a crescente popularização de equipamentos com ecrãs dobráveis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui