Solução tecnológica hidráulica foi apresentada no Cuanza Norte

983

Uma invenção tecnológica para soluções hidráulicas, denominada “Bomba Azul“, que serve para a captação e bombeamento de água para fins domésticos e agrário, a partir de uma fonte, foi apresentada recentemente, na cidade de Ndalatando (Cuanza Norte).

Criado pelo inventor angolano e docente da Universidade Kimpa Vita, Morris Zombo, o engenho funciona através da energia cinética (força de gravidade) e é uma solução viável para o fornecimento de água em localidades desprovidas de energia eléctrica.

Como funciona essa bomba?

“A bomba não precisa de energia, nem estar acoplada a qualquer motor eléctrico ou mecânico para funcionar”,  e tem a capacidade de bombear entre 20 a 60 mil litros de água/hora a uma altitude de até 120 metros: Foi produzido a partir de componentes de ferro fundido e de aço e tem um tempo de vida útil calculado em 50 anos.

O mesmo explicou ainda que a invenção é fruto de um trabalho de seis anos de investigação, realizado nos laboratórios da universidade de Marselha, em França, que culminou em uma tese de doutoramento em soluções hidráulicas.

O dispositivo já foi testado?

De acordo com o docente,  o dispositivo que já foi também apresentado na Namíbia e na República Democrática do Congo, conta com quatro exemplares que estão em funcionamento, em regime experimental, em algumas localidades das províncias do Uíge e das Lunda Sul e Norte, cujos resultados são positivos.

Para o inventor, a solução representa um ganho para o desenvolvimento de tecnologias hidráulicas, para os gestores e os utentes, dado o seu baixo custo de funcionamento e o alto rendimento de bombeamento.Esclareceu que a bomba é de fácil instalação, bastando que haja um rio, riacho ou lagoa, assim como uma conduta e um reservatório para a distribuição.

O projecto, continuou,  está em fase de divulgação e carece de financiamentos para passar à produção e comercialização. Presentemente, Morris Zombo disse que está a trabalhar com as autoridades  para a certificação e o registo da marca e da patente