Tek MenosFios: Raio-X ao Excel (Episódio 03)

0
391

Pinte as linhas de grade

As bordas (linhas de grade) que o Excel mostra ao exibir de forma padrão tem a utilidade de servir para a orientação de inserção de dados nas planilhas, e onde não aparecem na impressão do documento. Por exemplo, se quiseres imprimir ou talvez usá-las para melhorar o visual das tabelas, é só selecionar as células que serão contornadas, acessando a guia Página Inicial e clica na seta à direita do botão Bordas, em em seguida escolha uma das opções.

 

Estilo de células

Ao utilizar o Excel, não precisas começar a perder tempo editando manualmente o visual das suas planilhas, visto que o programa oferece uma variada porções de estilos e padrões que já estão prontos para serem utilizados. Se quiseres alterar os estilos das células, é só selecionar o intervalo de células que desejas formatar e, no grupo Estilo, da guia Página Inicial, clica em Estilos de Célula. Depois é só escolheres uma entre as diversas opções, e onde antes de aplicar o estilo, você terá uma pré-visualização “ao-vivo” quando passar o cursor do mouse sobre cada opção.

 

Cor nas guias de planilhas

Podes sempre destacar os nomes das planilhas por meio de cores, onde ao trabalhares com muitas delas, ficará muito mais fácil a identificação. Para activar essa funcionalidade, dê um toque no botão direito do mouse sobre o nome da planilha e acione a opção Cor da Guia, e em seguida escolhes a cor desejada.

 

Oculte as linhas de grade

Por defeito, as linhas de grade que o Excel apresenta na tela do programa só servem somente para orientação, como já referenciamos, e onde talvez não queiras que as mesmas apareçam para delimitar as células na tela. Então, para evitares essa funcionalidade podes sempre ocultá-las, desmarcando a caixa Linhas de Grade, na guia Exibição.

Você Sabia: Uma função no Excel pode conter até no máximo 225 argumentos.

 

Temas pré-configurados

Ao selecionar um intervalo de células e clicares em Temas, na guia Layout da Página, terás acesso a opções padronizadas que mudam o estilo de cores e as fontes da sua planilha. Bem ao lado deste item, pode ainda escolher diferentes efeitos e ajustar, de forma manual, tanto as cores quanto os tipos de letras. A recomendação da MenosFios é fazeres a formatação de forma criteriosa, para que a sua planilha não fique com um visual um pouco confuso.

 

Estilos de bordas

No episódio 01 explicamos como podes aplicar linhas de grade, mas de informar que além da linha padrão, o Excel tem ainda outras opções de estilos muito interessantes. Essas linhas podem ser pontilhadas, duplas, estreitas, larga e muito mais. Em Cor da Linha, podes ecolher também a cor que desejares.

 

Preenchimento

Além das cores padrão que podes aplicar como fundodas células, através da opção Cor do Preenchimento, disponível no grupo Fonte da guia Página Inicial, podes sempre acessar a janela Formatar Células e escolher outros tipos de preenchimento. Ainda nessa mesma guia e grupo, clica em Indicador de caixa de diálogo e, em seguida,clica na guia Preenchimento.

 

Preenchimento com efeito

Clicando no botão Efeitos de Preenchimento, em Cores, tens que certificar-se de a opção duas cores esteja marcada e, à direita (Cor 1 e Cor 2), e escolha as cores a serem usadas para o efeito. Na guia Sombreamento, podes escolher o método de como essas duas cores irão juntar-se, Em seguida dê OK.

 

Preenchimento texturizado

Ainda na guia Preenchimento, podes trocar o preenchimento de cor padrão por uma textura. Para isso vai até Cor Padrão, escolha uma cor e, em Estilo Padrão, seleciona um dos tipos de textura. Mais uma vez voltamos a frisar que deves utilizar com inteligência os recursos de formatção, para não criares uma confusão de cores,visto que isso pode mais complicar do que ajudar,

Eis os episódios anteriores:

Episódio 01.

Episódio 02.

_____________________________________________________________________

Esse foi o episódio Tek MenosFios: Raio-X ao Excel dessa semana, onde esperamos que seja útil para todo e qualquer pessoa que queira ser um expert ao utilizar o programa. Agora, pedimos que os nossos leitores a comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias sobre esse mesmo tema.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao Tek Menos Fios.

Falamos do e-mail criado para esse fim: [email protected]. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui