Tek MenosFios: Raio-X ao iPhone (Episódio 09)

0
620

APRESENTANDO O iCLOUD

Usas um iPad ou um iPod Toch, além do seu iPhone? Você usa também um Mac ou um PC com Windows? Em qualquer dos casos citados acima, mesmo se estiveres usando somente um iPhone, podes usar o iCloud para fazer a sincronização, backup e armazenamento dos arquivos através do serviço baseado em nuvem gratuito da Apple.

O iCloud é uma funcionalidade que permite que possas sincronizar as suas músicas e filmes, além das suas fotos, contactos, calendários e outros tipos variados de arquivos via rede sem fio para o iCloud. Em suma, significa que todos os seus arquivos vão ficar salvos nos servidores da Apple e disponíveis para todos os seus dispositivos compatíveis, de uma forma totalmente automatica, desde, é claro, que tenhas acesso a internet.

Mas agora surge a pergunta: Como funciona o serviço do iCloud? Primeiramente, tens que ter a versão mais recente do iOS e OS X (para quem usa o Windows, existe uma ferramenta de instalação do painel de controle do iCloud, onde podes acessar através do link http://bit.ly/win_icloud), e onde para ingressares nesse serviço precisas de um ID Apple (veja os episódios 7 e 8 para saberes como criar um ID Apple).

Depois de conseguires ingressar no iCloud, terás que escolher quais são os arquivos desejas sincronizar: contactos, calendários, lembretes, notas, favoritos, configuração de conta de e-mail e outras coisas mais. Uma particularidade é que em vez de fazer o backup em seu Mac ou PC, através do iTunes, o seu dispositivo fará a sincronização com o iCloud por meio da sua rede Wi-Fi, não importa se ligares o seu dispositivo manualmente ao computador por intermédio de um cabo.

Agora, caso tenhas somente um Mac e não dispositivos iOS, o iCloud poderá fazer backup de dados vitais de aplicativos presentes no seu Mac, como por exemplo, Mail, Calendário e Safari. Mas note que ele não vai fazer backups de todos os documentos e dados do seu disco rígido, onde se quiseres isso, a redacção da MenosFios recomenda usares o Time Machine, que é um recurso nativo do OS X, ou por outra, adotares um outro serviço on-line.

 

MANTENDO A SINCRONIA

Ainda falando da sincronização do iCloud, temos o iTunes na Nuvem, que permite que possas descarregar todas as músicas e filmes comprados para os seus dispositivos, através de uma rede sem fio. Podes utilizar a mesma operação para as tuas compras na App Store e iBook Store, onde todo os itens que comprares ficam disponíveis em qualquer dispositivo que tenha o seu ID Apple, e não só no dispositivo que foi realizado a compra.

Uma outra funcionalidade fantástica do iCloud é o Meu Compartilhamento de Fotos, que permite que possas transferir automaticamente todas as fotos tiradas com qualquer um dos seus dispositivos iOS e Mac, fazendo com que esteja em todos eles. Sobre o tamanho, o iCloud armazena até 1.000 fotos, que estarão disponíveis nos próximos 30 dias, para que possas movê-las em um determinado álbum, isto é, se quiseres criar uma cópia para outro dispositivo diferente daquele que capturou as fotos. Não esqueças que as fotos ainda estarão no Rolo da Câmera, a não ser que excluas manualmente.

O iCloud permite ainda que possas criar álbuns compartilhados, para que outras pessoas possam visualizar as suas fotos e vídeos, se estiverem usando versões a partir do iOS 7 ou iOS.

 

USE O iCLOUD NO BROWSER DE INTERNET

 

  1. Seu nome de Usuário: Assim que ativares o iCloud em seu iPhone, podes acessá-lo a partir do endereço icloud.com. De informar que os seus dados vão ficar disponíveis por meio do browser de qualque dispositivo conectado à internet, não importa seja um tablet, smartphone ou computador.
  2. E-Mail: Ao configurares uma conta de e-mail do iCloud (Ajustes>iCloud>E-mail), serás capaz de leres aqui(foto) o seu e-mail. Informar ainda, que nesse mesmo local, não terás acesso a outras contas de e-mail, como por exemplo, o Gmail.
  3. Contactos: Sincronize os seus contactos com iCloud e clique aqui(foto) para os visualizar. Caso perca o seu aparelho, ainda vais conseguir recuperar todas as suas informações pessoais de seus amigos a partir de um outro dispositivo.
  4. Buscar Meu iPhone/iPad: Tendo ativado esse serviço, você poderá visualizar a localização do seu aparelho no mapa, o que poderá ser muito útil caso o deixas perder.
  5. iWork no iCloud: Se usas frequentemente os aplicativos iWork, como o Number ou o Pages, também tens a capacidade de salvar arquivos on-line. Para isso, só tens que activar a sincronização do iCloud de cada aplicativo, em Ajustes>iCloud>Documentos/Dados. De informar que os arquivos salvos podem ser acessados aqui(foto) e editados dentro do navegador, não importando se o dispositivo tenha ou não o aplicativo instalado.

____________________________________________________________________

Esse foi o episódio Tek MenosFios: Raio-X ao iPhone dessa semana, onde esperamos que seja útil para todo e qualquer pessoa que tenha um iPhone. Agora, pedimos que os nossos leitores a comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias sobre esse mesmo tema.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao Tek Menos Fios.

Falamos do e-mail criado para esse fim: [email protected]. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui