Tek MenosFios: Raio-X ao Microsoft Office (Episódio 03)

0
1119

Uma coisa é certa: O Microsoft Office mudou. O aplicativo não só recebeu um tratamento para tornar a sua interface amigável com todas as versões do Windows, a partir da versão 8, bem como trouxe também novas funcionalidades úteis para os usuários, de acordo com as aplicações de cada pacote.

Outra particularidade fantástica do Office, é que ele agora foi para a nuvem, isto é, através de uma subscrição, você poderá fazer a instalação sob demanda e sincronização automática de configurações e documentos on-line.

Como já avisamos no primeiro episódio, essa  série de artigos vai utilizar como base o Microsoft Office 2013, que tem múltiplas versões, como é habitual no aplicativo, mas, desta vez, as edições não se diferenciam pelo facto de serem utilizadas em casa ou no escritório, ou pelos aplicativos que estão inclusos. Mais factores devem ser considerados.

 

Comprando o Office 2013

Mesmo que você decida comprar uma caixa do Microsoft Office, de informar que não irá encontrar um DVD dentro dela, mas sim uma chave de ativação do produto para usá-la depois que você baixar os programas.

Uma outra possibilidade que a nossa redacção recomenda é pagar por uma assinatura anual, de modo a obter recursos extras, como por exemplo a edição Office 365, que vai permitir-lhe que baixe aplicativos do Office para vários computadores,bem como compartilhar com a família.

Para usuários domésticos, recomendamos quatro opções: a versão Office Home & Student 2013, que contém Word, Excel, PowerPoint e OneNote, o Office Home & Business 2013, que apresenta o Outlook, o Office Professional 2013, que tem o conjunto  completo, ou então, se preferir, pode comprar os programas individualmente.

De informar ainda que existe a versão de subscrição, Office 365 Home. Nessa versão temos o Word, Excel, PowerPoint, Outlook, OneNote, Acess e Publisher. Economicamente é muito bom, visto que vais poder compartilhar o pacote com a família, até cinco pessoas na mesma casa e podem fazer suas próprias instalações do Office, seja em PC ou Mac, não importando o momento , e quando a próxima versão for lançada, você poderá utilizá-la pelo custo da mesma subscrição. Além disso, todas as pessoas desse mesmo pacote ganham um espaço extra de 20GB de armazenamento no OneDrive, para salvar os seus documentos, bem como 60 minutos gratuito de chamadas mensais no Skype, para telefone fixo ou celular, e claro, para o computador ou smartphone, desde que tenha o Skype instalado.

Uma outra situação que podes adotar é fazer o dowloand dos programas do Office temporariamente em outro computador. Assim, se tens um documento em uma pendrive ou salvo no OneDrive e precisa editá-lo em um outro computador, e o Office Online não fornecer os recursos de que precisa, podes usar o “Office sob Demanda” a fim de obter a versão completa do Word, isso tudo em apenas alguns minutos.

Informar que tudo que dissemos acima pode ser gerenciado a partir do Office.com, onde tem um link para que possas acessar a sua conta na interface Ribbon de todos os aplicativos Office. Para que possas ativar os seus 60 minutos de Skype, tens de conectar-se a mesma conta Microsoft que você usa no Office 365, o que também podes fazer no Office.com.

Nessa mesma conta, você terá também uma lista de documentos recentemente editados, o que poderá ajudar muito quando o “Office sob Demanda” atualiza um arquivo editado.

Gostariamos de informar-lhe também, nesse caso se for um estudante ou professor do Ensino Superior, podes obter o Office 365 University, que permite ser instalado em dois computadores ou Mac e tablets.

Eis os episódios anteriores:

Episódio 01.

Episódio 02.

___________________________________________________________________

Esse foi o episódio Tek MenosFios dessa semana, onde esperamos que seja útil para todo e qualquer pessoa que queira ser um expert no Microsoft Office. Agora, pedimos que os nossos leitores a comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias sobre esse mesmo tema.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao Tek Menos Fios.

Falamos do e-mail criado para esse fim: [email protected]. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui