Telemóveis de fabricante Chinês vendidos com vírus pré-instalados

0
1721

Telemóveis chineses de baixo custo foram vendidos com vírus que usa o pacote de dados e rouba dinheiro através de serviços pagos contratados sem o conhecimento dos utilizadores.

O caso mais grave aconteceu no smartphone Tecno W2, que foi vendido em grande parte nos países africanos, inclusive Angola. De acordo com relatos de usuários, o dispositivo tinha os malwares Triada e xHelper pré-instalados de fábrica. Isso causava prejuízos económicos e nem mesmo uma restauração do software resolvia o problema.

Os casos foram registados na África do Sul, Etiópia, Camarões, Egito e Gana, além de  Indonésia e Birmânia

Os usuários alegam que o Tecno W2 chamava a atenção pelas boas especificações e baixo custo. No entanto, a “dor de cabeça” começava assim que o consumidor fazia o primeiro login. Dois malwares pré-instalados baixavam silenciosamente aplicativos que consumiam a franquia de dados e usavam as informações do usuário para assinar serviços pagos sem o seu consentimento.

De acordo com a Secure-D empresa de segurança, 844 mil transações fraudulentas foram bloqueadas entre março e dezembro de 2019. Já Geoffrey Cleaves, o director administrativo da Transsion, fabricante de telemóveis com sede em Shenzhen, China, conta que a empresa representa apenas 4% do tráfego dos usuários em África, mas é responsável por mais de 18% de todos os cliques suspeitos no continente.

A Transsion atribuiu a responsabilidade pelos malwares maliciosos a um fornecedor não identificado no processo da cadeia de suprimentos. Ela afirmou ainda que realizou correções para Triada em março de 2018 e xHelper no final de 2019, o que parece não ter funcionado, já que a Secure-D garante ter bloqueado os programas até abril de 2020.

Concretamente, os dois malwares em causa faziam o download de aplicações de forma silenciosa, assinando serviços pagos sem consentimento do utilizador que depois se deparava com contas inesperadas e excesso de uso de pacote de dados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here