Trading, o que é?

1703

Sabia que muitas pessoas durante a pandemia iniciaram-se na prática de trading? Isto não significa que muitas dessas pessoas tenham tido sucesso, aliás, provavelmente muito poucas o conseguiram! A razão é simples: para se fazer qualquer coisa bem, tens de estudar e praticar. Mais ainda, isso não se faz “num dia”! Vais levar algum tempo, dependendo da complexidade do conceito e da tua aptidão para o mesmo.

No entanto, a realidade é que os vários confinamentos sucedidos pela situação de pandemia mundial, deram motivação a muitos, para se aventurarem nesta prática do trading.

Mas afinal o que é o trading?

Numa definição muito simplista, o trading é a troca de bens e serviços, com perspetiva de obtenção de lucro. Dito assim, parece simples, certo? Mas é mais complexo do que parece!

Na verdade, as pessoas negoceiam desde os tempos pré-históricos, mas hoje a tecnologia permite-nos participar de forma facilitada e global em negociações, de vários tipos de mercado, por isso existem cada vez mais pessoas, a tentar a sua sorte, nesta área e a pandemia apenas acelerou toda esta tendência.

Já agora, para o caso de estares a pensar que o trading é algo específico das criptomoedas, não é! O trading existe desde os primórdios da humanidade, ou seja, não é específico dos mercados financeiros, no entanto, é um termo que atualmente também é deste meio: mercado de capitais, mercado de derivados, mercado de commodities, mercado monetário, nos quais, por exemplo, estão incluídas, as ações, os títulos, o ouro, as criptomoedas, etc…

Neste artigo, vamos direcionar o trading especificamente para as criptomoedas, assim sendo:

Trading de criptomoedas é a compra e venda de moedas digitais, cujo tempo é o fator determinante para atingir o objetivo primordial: lucro!

É uma operação de investimento, realizada no curto prazo, muitas vezes até várias vezes, num curtíssimo espaço de tempo, por exemplo, de horas ou minutos.

O trading é uma operação que pode ser realizada de forma manual e/ou automatizada 24h por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Tendo em conta, que os mercados de criptomoedas, funcionam interruptamente existiu uma necessidade de procurar soluções de estratégias de negociação automatizadas, para além das humanizadas que implicam uma intervenção totalmente humana, na qual através do acesso a plataformas próprias, para o efeito, por exemplo: Exchanges – casas de câmbio, de criptomoedas, virtuais – são efetuadas, ordens de compra e venda, em tempo real.

Assim sendo e resumindo até aqui, já tens a seguinte informação sobre trading:

  • É um investimento a curto prazo;
  • Pode ser efetuado interruptamente;
  • Pode ocorrer de forma manual ou automatizada;
  • É muitas vezes realizado em plataformas próprias ex: Exchanges.

No entanto, para um primeiro input sobre trading, gostaríamos ainda de te alertar para algo que comentamos no início do artigo. Lembra-te quando dissemos que muitas pessoas se iniciaram na prática de trading durante o período da pandemia, mas que provavelmente poucas tiveram o sucesso desejado. É mesmo sobre esse assunto que gostaríamos agora de evidenciar algo que deves ter em atenção se algum dia ponderares ingressar na prática de trading, ou caso ponderes, recorrer a algum amigo, ou conhecido, para o fazer por ti.

Qualquer pessoa com mínimos conhecimentos sobre Internet e respetiva utilização de dispositivos, tais como computador, tablet, smartphone, consegue com maior ou menor dificuldade, utilizar plataformas de criptomoedas, pelo que conseguirá praticar trading, mas ainda são poucos os profissionais experientes e de sucesso nesta área. O que te queremos dizer é:

Qualquer pessoa consegue fazer trading, mas poucos são realmente o que se pode chamar de traders.

Um trader profissional é alguém que obtém da prática de trading uma fonte considerável dos seus rendimentos.

Estamos a considerar os profissionais de sucesso, ou seja, os traders que apresentem provas efetivas dos seus resultados e com isso mudaram a sua vida e a de muitos outros, aos quais “emprestaram” os seus conhecimentos.

Um trader de sucesso não é recompensado pelo seu tempo, é recompensado pelos seus resultados.

Imagina a seguinte analogia, já deves ter ouvido falar nas corridas de minimaratona que se fazem em Portugal, por exemplo, uma das mais conhecidas a travessia da ponte 25 de Abril. Essa corrida tem todos os anos, milhares de participantes, aliás qualquer pessoa que se sinta fisicamente capaz de percorrer 10Km poderá fazê-lo. No entanto, unicamente os corredores profissionais são recompensados, pois são os que chegam à meta nos primeiros lugares e ainda os melhores dos melhores são os 3 que atingem o pódio e esses são os melhores profissionais porque aprenderam técnicas (estudaram) e treinaram (praticaram) de forma determinada e comprometida, para terem sucesso e conseguiram-no. São esses os únicos de milhares de participantes que são recompensados financeiramente por serem participantes da corrida.

O mesmo se passa no trading, milhares podem efetuar operações de trading, mas para serem bons têm de estudar e praticar muito, para chegarem ao sucesso desta profissão e se transformarem em traders.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui