UAN venceu o Concurso Nacional de Jogos Digitais 2018

2262

No dia 17 de Agosto de 2018 decorreu em Luanda a 3ª edição do Concurso Nacional de Jogos Digitais, esse concurso é uma iniciativa das universidades Metodista de Angola (UMA), Agostinho Neto (UAN) e da Sociedade Angolana da Computação (SAC) e promovido pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Informação (MESCTI).

Quem venceu esta edição?

O jogo denominado  “Mama mandou” criado por estudantes da Universidade Agostinho Neto (UAN), venceu a terceira edição do concurso nacional de criação de jogos digitais, na categoria de inovação.

O jogo vencedor é o retrato de uma brincadeira de infância muito conhecida entre os angolanos, que é jogado em grupo na areia onde os integrantes fazem desenhos mandados pela mãe. Com pendor educativo, o jogo visa estimular o sentido cognitivo da criança com desenhos sobre animais, frutas, plantas, residências, carros, entre outros objectos.

No segundo lugar ficou o jogo “Bounce Cuculo“, criado pelos representantes da província do Bengo, sendo que no terceiro lugar desta categoria ficou o jogo Babulo, do criador Joaquim Monteiro.

Outras categorias

Para a categoria de “Ideias de Jogo” venceu criadora, Jackline da Costa, com o “Jacky’s Moon”, que visa ajudar crianças a identificar objectos por nomes, formas geométricas e a conhecer as letras.

No segundo lugar desta mesma categoria ficou o jogo “Mosquito-War“, criado por estudantes da UAN, que visa ensinar estratégias de combate ao paludismo com a eliminação do vector, enquanto se joga.

Já o terceiro lugar foi atribuído ao jogo “SOS Save or Self“, versado a ensinar os primeiros socorros em caso de qualquer acidente, criado por representantes do Cuanza Norte.

Por sua vez, para a categoria de “Protótipos”, o vencedor foi o jogo “Kyami”, enquanto que o  segundo lugar coube ao jogo “Dá Mbaya” do criador, Mbala Capela, enquanto que a terceira posição ficou o jogo “Unitel Power”, criado pelo Núcleo de Investigação e Desenvolvimento de Jogos.

Prémios

Entre os prémios, os primeiros classificados levam uma taça, um computador portátil, compra de cinco mil kwanzas na NCR, participação da segunda fase do Unitel Apps 2018, no curso de como fazer apresentação em público, bem como material para criação de jogos (Buka) e a publicação do jogo na loja Unitel.

Os segundos classificados tem material para criação de jogos (Buka), brindes Unitel e cinco mil kwanzas de compras na NCR. Igual premiação têm os terceiros classificados.