15.1 C
Angola
Sábado, Fevereiro 14, 2026
Início Mais Diversos União Europeia quer testar um detector de mentiras em pontos de fronteira

União Europeia quer testar um detector de mentiras em pontos de fronteira

3303

A União Europeia tem implementado paulatinamente medidas que visam a protecção dos seus estados, e desta vez decidiu usar um recurso virado a inteligência artificial que poderá ajudar neste projecto.

A União Europeia pretende testar um detector de mentiras com recurso a Inteligência Artificial em pontos de fronteira. Os Testes para detecção de mentiras em AI nos postos de controle de patrulha de fronteira estão marcados para começar em breve na UE. O programa, chamado iBorderCtrl, terá a duração de seis meses a quatro pontos de passagem de fronteira na Hungria, Letónia e Grécia com os países fora da União Europeia.O iBorderCtrl é um projecto financiado pela UE que utiliza a Inteligência Artificial para facilitar as travessias de fronteira mais rápidas para os viajantes.
O sistema faz com que os usuários preencham um aplicativo online e façam o upload de alguns documentos, como o passaporte, antes que um guarda de borda virtual assuma o controle para fazer perguntas.

Que perguntas serão efectuadas neste sistema?

Tudo indica que, algumas destas perguntas incluem: “O que está em sua mala?” E “Se você abrir a mala e me mostrar o que está dentro, vai confirmar que suas respostas eram verdadeiras?”.

Os viajantes vão responder enquanto olham para uma webcam e o sistema analisará e avaliará dezenas de micro-gestos.
O iBorderCtrl irá determinar se o viajante está a dizer a verdade, caso as respostas sejam elas verdadeiras, o viajante receberá um código QR que permitirá que ele passe a borda.
Se houver suspeita que o viajante está a mentir, eles terão informações biométricas retiradas incluindo impressões digitais, leitura de veias da palma, e correspondência de rosto antes de ser passado para um agente humano, que irá analisar quais são as informações e fazer uma avaliação.

O programa ainda é considerado altamente experimental e, no seu estado actual, não impedirá que alguém atravesse para a fronteira. Os primeiros testes de uma iteração anterior só tinha uma taxa de sucesso de 76%, mas um membro da equipe do iBorderCtrl  disse que eles estão “muito confiante” que pode ser aumentado para 85%.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui