Vazamento de dados do Facebook: como verificar se foi afectado?

1
2359

No sábado foi colocado na Internet uma lista com dados pessoais de mais 500 milhões de utilizadores do Facebook. Apesar de esta lista não ser propriamente recente, tendo sido inicialmente descoberta em finais de 2019, a grande diferença encontra-se no facto que a sua disponibilização agora será praticamente gratuita – e como tal, qualquer utilizador está bastante mais perto de conseguir adquirir a mesma sem grande esforço.No entanto, agora pode analisar se o seu email foi um dos afectados. A plataforma do HaveIBeenPwned agora permite analisar se o seu email é um dos que se encontra potencialmente afectado pela recolha e divulgação de dados.

Para verificar este passo basta aceder ao site do HaveIBeenPwned, e no campo de pesquisa, introduzir o email que usa regularmente sobre a sua conta do Facebook. Caso o mesmo esteja neste leak, irá surgir directamente nos resultados.

Antes de mais, é importante lembrar que nem todos os dados indicados podem ter sido comprometidos. Apesar desta lista ter mais de 500 milhões de utilizadores do Facebook, de forma efectiva apenas 2.5 milhões possuem registos de endereços de email. O mesmo se aplica aos restantes dados – embora a grande maioria possua números de telefone associados às contas.

Em nenhuma das contas estão incluídas senhas de acesso. No entanto, estes dados podem ser usados para tentativas de recuperação de senha ou para combinar os mesmos com outras listas que efetivamente tenham senhas.

Se usa sempre a mesma senha em todos os serviços que possui, comece por realizar a alteração da mesma no máximo de serviços que possuir – considere também usar um gestor de senhas e uma senha aleatória para cada serviço que possua.

1 COMENTÁRIO

  1. só engenheiro informático, gosto da minha artes, amo as tic, elas traz grande avanço no nosso dia-a-dia assim proporcionando um impacto nas nossas regiões de interagir com diferentes pessoas que vive em determinados paises.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here