Vício em vídeo games poderá ser considerado como doença mental em 2018 pela OMS

3738

Hoje em dia a nível mundial, existe milhares de usuários que fazem uso dos vídeos games com bastante regularidade, uns até já tornaram-se jogadores profissionais e ganham a vida com isso, mas será que não estamos perante a viciados em jogos?

Parece que em 2018 teremos mudanças relativamente ao “vício em vídeo games”, visto que deve ser oficialmente classificado como uma doença.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), braço da ONU voltado para a padronização global de práticas e políticas relacionadas à saúde, explicou que a nova doença fará parte da revisão da Classificação Internacional de Doenças (CID), que será actualizada no ano que vem e deve incluir outras novidades além do vício em video games.

Porque motivo o vicio por vídeo games será considerado uma doença mental?

O distúrbio de jogo é caracterizado por um padrão de comportamento de jogo persistente ou recorrente (“jogo digital” ou “video-jogo”), que pode estar online (ou seja, pela Internet) ou offline, manifestado por:

  • Controle prejudicado sobre o jogo ( por exemplo, início, frequência, intensidade, duração, término, contexto);
  • Aumentar a prioridade dada ao jogo na medida em que o jogo tem precedência sobre outros interesses da vida e actividades diárias;
  • Continuação ou escalada de jogos apesar da ocorrência de consequências negativas.

O padrão de comportamento é de gravidade suficiente para resultar em comprometimento significativo nas áreas de funcionamento pessoal, familiar, social, educacional, ocupacional ou outras importantes.

O padrão de comportamento do jogo pode ser contínuo ou episódico e recorrente. O comportamento do jogo e outras características são normalmente evidentes durante um período de pelo menos 12 meses para que um diagnóstico seja atribuído, embora a duração requerida possa ser encurtada se todos os requisitos de diagnóstico forem atendidos e os sintomas forem graves.

Algum país já considera o vicio por vídeo games como doença mental?

Na Coreia do Sul, o distúrbio vicioso em vídeo games já é reconhecido oficialmente como doença e existem métodos previstos para o tratamento do problema. Ainda assim, a inclusão disso na CID não está sendo amplamente aceita pela comunidade médica global.

Concorda que este vicio seja considerado um doença mental?