Videoclip de Kendrick Lamar tem deepfakes de Will Smith e Kanye West

875

O novo vídeo do rapper Kendrick Lamar mostra rostos criados por Inteligência Artificial (deepfakes) de estrelas da cultura negra colocados sobre o corpo do músico.

Kanye West, Will Smith, OJ Simpson, Kobe Bryant ou Nipsey Hussle são as figuras conhecidas que ‘emprestam’ o seu rosto para o novo videoclip de Kendrick Lamar. Na verdade, estes ícones não participam ativamente, mas as suas feições foram recriadas por um sistema de Inteligência Artificial e depois sobrepostas no corpo do músico, numa utilização alternativa da tecnologia que permite criar os chamados deepfakes.

MAIS: Facebook desenvolve projecto para deteção de imagens manipuladas

O vídeo do tema The Heart Part 5 foi criado pelo estúdio Deep Voodoo, fundado pelos criadores de South Park Trey Parker e Matt Stone, e realizado pelo próprio Kendrick Lamar e Dave Free, noticia o Engadget. No clipe, as diferentes faces pretendem representar os diferentes aspetos de uma voz comum.

O objetivo de Lamar foi representar a experiência de se ser negro, além de conseguir também demonstrar que a ferramenta de deepfakes pode ser usada também para fins artísticos e não só para desinformação ou pornografia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui