[WWDC 2017] Saiba tudo sobre o novo iOS 11

1587

O iOS 10 foi lançado há praticamente 9 meses, trazendo um novo design para a tela de bloqueio e notificações mais interactivas e completas. Ontem no WWDC 2017 a Apple apresentou o sucessor desse seu sistema operativo que tem o nome de “iOS 11”.

Como o habitual da Apple é inovar o que já tem no mercado, esta nova versão do iOS traz várias novidades especialmente ao nível da inteligência artificial. Há também novidades nos aplicativos de mensagens, mapas, homekit, aplicativo da câmara, e por ai fora.

Definições

O centro de controlo foi redesenhado no iOS 11, assim como o ecrã de bloqueio e o Centro de Notificações. Relativamente ao Centro de Controlo tudo  estará melhor organizado e concentrado numa única página. O uso do 3D touch permitirá outras funcionalidades e também organizar os ícones.

Mensagens

O novo aplicativo de mensagens vai funcionar directo com o iCloud, o que permitirá ter a informação sincronizada, entre vários equipamentos, em tempo real. Se o utilizador escrever no iPhone, pode seguir a conversa no seu iPad ou no Mac…tudo de uma forma totalmente transparente.

Siri

Nesta nova versão do iOS, o assistente virtual da Apple ganhou especialmente a nova voz que será gerada com recurso a deep learning. Há também várias melhorias ao nível das vozes masculina e feminina uma vez que é será usado machine learning. A Siri funcionará ainda integrada com o gestor de apps e muitas outras apps e funcionalidades. A Siri vai também passar a fazer traduções em vários idiomas.

Câmara

A câmara também irá permitir melhores fotografias e vídeos, especialmente no iPhone 7. Além disso há melhorias ao nível da compressão deste tipo de conteúdos. As fotografias ao vivo serão editáveis. Através da disponibilização da Depth API, os programadores poderão criar novos aplicativos, usando por exemplo efeitos de profundidade.

A app Fotografias também irá usar machine learning para organizar melhor todas as fotografias como, por exemplo, aniversários, eventos de desporto, etc. Estarão também disponíveis novos filtros como por exemplo o Seamless LoopBounce ou o Long Exposure.

Mapas

Essa nova versão também virá com alterações ao nível do aplicativo Mapas. Além de mais detalhes, esta nova app traz também mapeados os principais aeroportos. Os limites de velocidade passam também a ser apresentados.

App Store totalmente nova

Durante a apresentação do iOS 11, a grande novidade foi apresentada no fim, a nova App Store! Com uma nova interface, a renovada loja da Apple permitirá ver de imediato os novos aplicativos. Existirá também um novo separador denominado“Games” onde os usuários poderão aceder facilmente aos jogos.

Quando estará disponível o iOS 11?

Os desenvolvedores já podem começar a trabalhar com o iOS 11 beta. O software acabado chegará para dispositivos novos e existentes no mercado, em breve. Não há nenhuma informação oficial se a Apple fornecerá uma versão beta pública antes do lançamento completo.

Esperamos que a Apple revele o próximo iPhone com o iOS 11 em Setembro, assumindo que a empresa adere ao seu ciclo de actualização de hardware. Os novos iPads da Apple serão lançados com o iOS 10 no início e depois actualizarão para o iOS 11 em alguns meses.