X (ex-Twitter) vai permitir que só contas verificadas respondam a publicações

2218

A X, ex-Twitter, passou a dar aos utilizadores, novas opções para controlar quem pode responder às publicações feitas na rede social. Qualquer utilizador passa a poder limitar a possibilidade de resposta às suas publicações, apenas a contas verificadas. A opção está disponível tanto para clientes da versão premium, ou paga, como para clientes da versão gratuita.

Como explicou o próprio Elon Musk, numa publicação feita horas após o lançamento, a novidade tem como principal objetivo tentar reduzir o conteúdo de spam nas respostas a publicações. Esta nova funcionalidade é também vista como mais uma forma de dar destaque às contas verificadas, com subscrições pagas, que já têm outros benefícios com o mesmo efeito na plataforma, como uma maior destaque no mural de publicações ou em resultados de pesquisa.

Já para controlar a quantidade de respostas dadas por bots, e o spam que daí resulta, há quem defenda que a medida pode ter pouca eficácia, porque é difícil garantir que as contas verificadas não possam também criar spam. Um artigo da NBC News, publicado há dias, dava precisamente conta da publicação de várias notícias falsas na X sobre o presidente Joe Biden, através de contas verificadas. As notícias em questão estavam relacionadas com uma alegada ajuda humanitária de 8 mil milhões de dólares, autorizada pela Casa Branca, para Israel.

Ainda em modo Twitter, a X já tinha algumas ferramentas nesta área. Em 2020, ficou disponível a possibilidade de restringir as respostas a publicações apenas a contas seguidas, ou a contas mencionadas. No ano seguinte, como recorda o TechCrunch, foram acrescentadas mais opções, para permitir que os utilizadores façam menção a publicações com limitações a respostas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui