Parte 2 – Dicas para escolher um telefone

594

Hoje trago-vos a segunda parte do Dicas para escolher um telefone, de realçar que as dicas aqui expostas são apenas para se ter em conta na hora da aquisição, a decisão final será sempre sua e se precisar de mais informação ou dicas é só deixar nos comentários! No post passado falamos de três pontos: Telefones com teclado ou tela sensível ao toque, Sistema operativo e Duração da bateria.

No post de hoje iremos focar em: Recursos e conectividade, Acessórios e, finalmente, a Câmara.

1 – Recursos de conectividade

Você deixará de aproveitar boa parte dos recursos de seu smartphone se não puder conectá-lo à internet, por isso é essencial verificar os recursos de conectividade de um aparelho antes de comprá-lo. É importante que o dispositivo ofereça, pelo menos, compatibilidade com no mínimo três tipos de tecnologia: redes 3G, Wi-Fi, Bluetooth e GPS. O primeiro, obviamente, permite que você utilize algum plano de acesso à internet de sua operadora de telefonia móvel, enquanto que o segundo possibilita o uso da rede sem fio de sua casa ou de algum lugar público, especialmente porque redes Wi-Fi gratuitas estão cada vez mais comuns em lugares como restaurantes, aeroportos, Shoppings. Bluetooth é importante para que você possa compartilhar arquivos com outras pessoas ou mesmo utilizar dispositivos compatíveis com seu telefone, como auscultadores. GPS (Global Positioning System). É um recurso que pode ser extremamente útil quando você fizer viagens de carro ou estiver em uma localidade desconhecida.

É importante também que o aparelho conte com alguma forma de comunicação com fio, preferencialmente USB. Assim, fica mais fácil transferir conteúdo do computador para o smartphone e vice-versa. Felizmente, este tipo de porta é cada vez mais comum nos aparelhos. É possível encontrar inclusive smartphones com porta HDMI, como mostram as imagens a seguir:

Entrada HDMI Nokia N8
Entrada HDMI Motorola Droid MAxx

 

 

 

 

 

 

 

 

Muitos aparelhos já não precisam de uma entrada HDMI especifica podendo a entrada para carregamento ser utilizada para a funcionalidade HDMI.

2- Acessórios

É importante também reparar nos acessórios que acompanham seu telefone(smartphone) e quais são oferecidos separadamente. É de se esperar que o aparelho ofereça, pelo menos os seguintes itens: carregador de energia, cartão de memória e auscultadores.

Também é importante observar a conexão USB do telefone. Muitos modelos oferecem entradas mini-USB ou micro-USB, que são bastante pequenas e, portanto, cabem mesmo em um dispositivo fino. Outros, no entanto, contam com conectores exclusivos. A desvantagem destes é que se você perder ou danificar o cabo, só conseguirá outro junto ao fabricante do telefone. Prefira os modelos que usam mini-USB ou micro-USB, pois esses conectores são padronizados, portanto, é muito mais fácil (e barato) encontrar cabos compatíveis.

Antes de comprar o aparelho, verifique se o fabricante oferece acessórios opcionais que podem te interessar, como capas de protecção, fones de ouvido Bluetooth, bateria extra, teclado externo, entre outros.

6 – Câmara

Praticamente todos os telefones actuais oferecem câmaras para fotos, mas é importante você verificar se o modelo que te interessa é capaz de gerar imagens com o mínimo de qualidade. Para isso, é recomendável ter um aparelho com, no mínimo, 8 megapixels e flash embutido para ter fotos com resolução razoável. Verifique também se o aparelho é capaz de gravar vídeos. Estes recursos podem até não ser interessantes no primeiro momento, mas podem ser úteis para registar situações importantes ou inusitadas onde não há uma câmara digital por perto.

Muitos telefones também são capazes de fazer vídeo-chamada, isto é, ligações onde você ouve e vê a pessoa do outro lado da linha. Um dos mais famosos é o Skype. Assim, se você tiver interesse em utilizar essa funcionalidade, verifique se o telefone  que você está pesquisando possui uma pequena câmara frontal(não é só para selfies). Ela serve justamente para que você possa ficar olhando para a tela quando estiver realizando vídeo-chamadas.

Finalizando

Pesquise muito porque nunca é demais dê preferência aos produtos de fabricantes reconhecidos na área de mobilidade e que ofereçam uma ampla rede de assistência técnica. Não é recomendável adquirir smartphones que tenham garantia inferior a 12 meses ou que são oferecidos a preços muito baixos, a não ser que essa característica faça parte de uma promoção de sua operadora de telefonia. Por fim, cuidado com telefones falsificados. Geralmente vendidos de forma ilegal, aparelhos nessa condição podem até parecer atraentes por contarem com os mesmos ou até com mais recursos que os modelos originais por um preço convidativo, mas frequentemente têm má qualidade de fabricação

Até já com  mais novidades.