5G vai chegar a 1,2 mil milhões de equipamentos até ao final de 2022

0
291

No final deste ano deverão existir, em todo o mundo, 1,2 mil milhões de ligações 5G, quase o dobro do valor registado no ano passado. As contas são da CCS Insight e indicam que depois dos atrasos inerentes às restrições impostas pela pandemia, a quinta geração está a ganhar ritmo e tração. A tendência é para continuar e em 2026, a mesma empresa acredita que o número de ligações 5G já ascenderá a 4 mil milhões, com a Europa Ocidental e a América do Norte a liderarem o crescimento.

A consultora aponta vários fatores, como responsáveis pelo acelerar da tecnologia, como a disponibilidade cada vez mais alargada de dispositivos com conectividade 5G. Lembra que o 5G já se tornou numa funcionalidade standard dos equipamentos topo de gama e que está também a ser incluída num número cada vez maior de equipamentos de gama média. Este ano, a empresa prevê que 44% dos telemóveis vendidos tenham já suporte para 5G.

A contribuir para a expansão da tecnologia estará também a redefinição de estratégias por parte dos operadores e a chegada ao terreno de várias redes e respetivos serviços, cujo lançamento tinha sido adiado.

Apesar dos anos iniciais do 5G terem sido ensombrados pela pandemia de Covid-19 e pelos problemas que criou, o mercado está agora numa posição mais forte, à medida que entramos na segunda metade de 2022“, destaca James Manning Smith, analista sénior da CCS Insight.

MAIS: Países africanos que lançaram serviços 5G até agora

O responsável lembra que as perspetivas económicas e geopolíticas globais para 2022 continuam a ser desanimadoras, mas o avanço do 5G parece ter condições para ficar imune à crise e continuar a bom ritmo. O segmento tem conseguido abastecer-se junto dos fabricantes de componentes, por integrar uma faixa mais rentável do mercado e com margens de lucro maiores, onde a procura também permanece forte.

Os dados recolhidos pela CCS Insight também mostram que 99% das ligações 5G que vão estar ativas no final do ano estarão integradas em smartphones, tablets ou portáteis. A empresa destaca o crescimento acelerado das ligações fixas 5G, que será de 160% para sete milhões em 2022, uma tendência impulsionada pela forte estratégia de alguns operadores nesta área, sobretudo nos Estados Unidos.

Finalmente, em 2026 a CCS Insight estima que existam 83 milhões de ligações de fibra com 5G e 455 milhões de ligações de Internet das Coisas, incluindo ligações Machine to Machine.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui