África continua a ser a região menos conectada do mundo

1343

África continua a ser a região menos conectada do mundo, com 40% de penetração da Internet, ainda que após aumento de 13%, revelou o mais recente relatório da União Internacional das Telecomunicações (UIT).

Segundo a investigação da UIT, o maior avanço foi dos estados árabes, que agora têm penetração de 70%. Curiosamente, a instituição não segrega as Américas, colocando o bloco continental como o de regiões mais conectada (com 80%). A Europa continua sendo a líder, com 89% da população online.

O estudo mostrou ainda que apesar de ter havido um crescimento na penetração da Internet, ainda há cerca de um terço da população mundial que está offline, o equivalente a 2,7 bilhões de pessoas. No ano passado, a pesquisa apontava para 2,9 mil milhões de desconectados.

MAIS: Angola fora do Top 10 dos países africanos com internet mais rápida em 2022

A entidade diz que até antes da pandemia, em 2019, havia 3,6 mil milhões de pessoas desconectadas, ou praticamente metade da população. Foi justamente os efeitos da covid-19 que acabaram acelerando a penetração da Internet. Mas em 2021, o crescimento foi menor que o observado no auge da crise sanitária global.

Desta forma, a estimativa da UIT é de que 5,3 mil milhões de pessoas estejam atualmente conectadas na Internet.

Enquanto o crescimento contínuo seja encorajador, a tendência sugere que, sem o aumento de investimento em infraestrutura e um novo ímpeto de fomentar as habilidades digitais, a chance de conectar toda a população até 2030 parece cada vez menor“, destaca a entidade no comunicado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui