Amazon vai alocar seus Data Centers na África do Sul

591

Recentemente surgiu a informação dando garantias de que, a Microsoft vai construir dois Data Centers na África do Sul. Mas parece que mais uma gigante do mundo da tecnologia está de olho neste pais africano. Pois é, Amazon está a planear alocar seus primeiros data centers no continente africano.

Esses primeiros data centers da Amazon Web Services (AWS), plataforma de serviços em nuvem da Amazon.com que oferece capacidade de computação, armazenamento de banco de dados, entrega de conteúdo e outras funcionalidades para ajudar as empresas a crescer, esses data centers estarão localizados na África do Sul e terão como objectivo atender às organizações , startups e empresas na África-Subsariana.

Benefícios dos data centers hospedados localmente

Como a Amazon também reconhece, um dos principais benefícios de se ter data centers no país é que as organizações poderão fornecer conexões com menor latência aos usuários finais. Outro benefício importante está relacionado à questão da soberania de dados.

A Amazon também garantiu aos clientes sul africanos que, o conteúdo e os dados armazenados nos data centers da AWS não serão removidos do país sem o seu consentimento.

A única desvantagem potencial desse anúncio é que ele poderia potencialmente consumir a participação de mercado de várias startups locais que começaram nos últimos anos e oferecem serviços similares aos oferecidos pela AWS. No entanto, com seu conhecimento dos mercados locais, talvez as startups possam se manter e talvez até se tornar parceiras da Amazon em suas respectivas regiões.