Analistas advertem a utilização da VPN do Facebook

0
1836

O Facebook está a promover a sua VPN gratuita, a Onavo para garantir a privacidade e proteger os dados dos seus utilizadores. Mas a verdade é que esta pode não ser uma boa decisão para os usuários.

Os analistas dizem que o objectivo da rede social é funcionar como uma espécie de janela para a internet. Em uma actualização no sistema iOS, a rede social incluiu a opção “Protect” em seu menu. Ao clicar, o usuário é levado à App Store para baixar o Onavo Protect, serviço de VPN adquirido pela companhia em 2013.

O problema é que os motivos por trás dessa adição passam longe da segurança e privacidade.

É importante que o Facebook promova a sua VPN e que procure proteger os utilizadores e os seus dados, mas a verdade é que a Onavo tem um propósito bem definido e que passa por recolher dados dos utilizadores. É de tal forma claro que o especificam nas regras de utilização.

Para mantê-lo protegido, o Onavo utiliza VPN para fazer uma conexão segura e direcionar toda a sua comunicação aos servidores da Onavo“, explica a política de privacidade. Assim, quando os utilizadores estiverem ligados a esta VPN, todos os seus dados vão poder ser lidos e processados pelo Facebook, e não apenas os que forem gerados dentro da rede social.

Em outras palavras, ao invés de manter sua privacidade, a VPN oferecida gratuitamente pelo Facebook está a monitorar tudo o que você faz e fornece análises do seu comportamento online para a rede social.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here